Le Corbusier

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
Le Corbusier
Nascido no dia 6 de Outubro de 1887, na cidade de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, e batizado de Charles-Edouard Jeanneret-Gris, Le Corbusier, que adotara o pseudônimo no ano de 1917, é considerado um dos maiores arquitetos do século XX.
Filho de Georges Edouard Jeanneret e de Marie-Charlotte Amelie Jeanneret Perret, gravador de relógio e musicista respectivamente, Le Corbusierlevou para suas obras a essência calvinista de sua família que sempre deixou bem acentuado a divisão entre o bem e o mal. Essa característica pode ser encontrada no contraste entre luz e sombra aparentes em suas obras.
Estudou na Escola de Arte Aplicada de La Chaux-de-Fonds e se formou gravador e designer de relógios. Mas aos dezoito anos, projetou a sua primeira casa, a Villa Fallet, tomando gostopela arquitetura. E desde então não parou mais. Se tornando juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes e influentes arquitetos modernistas da história mundial.








http://thedisplacedcity.wordpress.com/insights-on-the-city/, disponível em 02/03/2013.
Viajando pela Europa, Le Corbusier adquire uma grande bagagem deinfluências e inspirações para suas obras futuras. Porém, só captou aquilo que considerava essencial e intemporal.
Viajou para França, onde estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret. Lá aprendeu o básico sobre o concreto armado e aumenta seus conhecimentos da cultura francesa clássica. Depois foi para a Alemanha, na qual teve a honra de colaborar com um dos maiores arquitetos dopaís Peter Behrens. Na mesma época, conheceu Mies van der Rohe.
Após viajar para Atenas, na Grécia, e conhecer o Parternon, fica encantado pela razão áurea utilizada pelos gregos clássicos. Publicando assim, em 1923, o livro “Vers une Architecture”, o qual mostra uma nova forma da arquitetura baseada em edifícios antigos que incorporam a razão de ouro, que era, em sua opnião, uma proporçãomatemática harmônica e agradável à visão.
Em sua viagem para o oriente, documentada por diversos artigos, esboços e fotografias, Le Corbusier desenvolve sua própria perspectiva do que seja a arquitetura. Os seus célebres "cinco pontos para uma nova arquitetura" estão claramente influenciados pelas referência orientais:
- Construção sobre pilotis: construção feita em cima de pilastras;
- Terraço-jardim:Jardim construído no local onde deveria ser o telhado. Contribui com o aumento do espaço de lazer da construção;
- Planta livre da estrutura: a divisão dos cómodos internos é feita independentemente da configuração estrutural, de forma que as paredes divisórias não possuem função na sustentação do edifício;
- Fachada livre da estrutura: Consequência do tópico anterior. Os pilares devem serprojetados internamente às construções, tornando o projeto mais flexível;
- Janela em fita: Liga um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.

Em 1915, junto com seu amigo engenheiro Max Du Bois, desenvolveu duas ideias – sua reinterpretação da estrutura Hennebique e as Villes Pilotis – as quais tornaram-se marcas registradas de seus trabalhos.
Uma das preocupaçõesconstantes de Le Corbusier foi a necessidade de uma nova planificação urbana - mais adequada à vida moderna - em concordância com os avanços industriais. Além disso, ele entendia a casa como uma máquina de habitar, sua principal preocupação era a funcionalidade - as edificações eram projetadas para serem usadas.
Embora sua principal carreira tenha sido a de arquiteto, também foi renomado na pintura. Ecomo pintor, ajudou a fundar o movimento purista, uma corrente derivada do cubismo, nos anos 1920.













http://www.projetoblog.com.br/2011/a-pintura-de-le-corbusier/, disponível em 02/03/2013.
As suas principais obras, enquanto arquiteto, foram:
- Palácio da Liga das Nações (Genebra, Suíça);








http://contandoashoras.com/2012/01/30/, disponível em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Le Corbusier
  • Le Corbusier
  • Le Corbusier
  • Le Corbusier
  • Le corbusier.
  • Le corbusier
  • Le Corbusier
  • Le Corbusier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!