Le Corbusier

Páginas: 4 (945 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013





































São Paulo, SP
Sumário

1 – OModulor.........................................................................................................3
2 – Origens..............................................................................................................4
3 –Bibliografia.......................................................................................................6














































O Modulor de Le Corbusier

LeCorbusier é um dos raros arquitetos, não só do século XX, mas de toda a História da Arquitetura, que propôs uma teoria de proporções e forneceu descrições de como foram aplicadas em seus projetos. Maisainda, pretendeu e propôs que sua teoria fosse utilizada por outros. Seus desenhos e projetos são, por esta razão, um fértil terreno para o estudo da Geometria na sua conexão com a Arquitetura.Segundo John Summerson, .[...] nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial
Le Corbusier criou o sistema que se chamou Modulor.
Modulor é uma palavra composta a partir de module, ou seja, unidade demedida, e section d´or ou secção de ouro: a divisão de uma reta de tal modo que o segmento menor está para o maior assim como o segmento maior está para o todo. O Modulor é um sistema deproporcionamento do espaço arquitetônico baseado neste critério geométrico, e oferece toda uma gama de dimensões.
"O Modulor" - O sistema Modulor pode ser observado em muitos dos mais notáveis edifícios de LeCorbusier, especialmente na "Chapel de Notre Dame du Haut".



Este sistema de medição não foi, nem nunca pretendeu ser um método para gerar padrões. O próprio Le Corbusier não o aplicou no desenhode superfícies, preferindo superfícies vazias (amplas e frias) de betão então chamado "brutalistas".
Quando ele o realmente usou, juntamente com o seu assistente Iannis Xenakis, no "Mosteiro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Le Corbusier
  • Le Corbusier
  • Le Corbusier
  • Le Corbusier
  • Le corbusier.
  • Le Corbusier
  • Le corbusier
  • Le Corbusier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!