lapidação

Páginas: 6 (1457 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Lapidação
Na lapidação, o abrasivo é aplicado em suspensão a uma superfície dura. As partículas não podem ser pressionadas contra a superfície e mantidas lá, então elas se deslocam e se movem livremente por todas as direções. Elas esmagam partículas menores da superfície da amostra, introduzindo profundas deformações. Isto ocorre porque o movimento livre das partículas abrasivas não permite a“lascagem” real da superfície da amostra (veja abaixo). Por este motivo, a taxa de remoção (a quantia de material removido em um certo período) é muito baixa durante a lapidação, desencadeando tempos de processo muito longos. Em materiais moles, as partículas abrasivas são freqüentemente pressionadas contra a superfície da amostra, incrustando-as definitivamente. As profundas deformações e os grãosincrustados são extremamente indesejáveis na preparação de amostras materialográficas. Por estas razões descritas acima, a lapidação somente é utilizada para a preparação de materiais muito duros e quebradiços, tais como cerâmicos e amostras mineralógicas.


   
Aqui definimos três posições de um grão abrasivo passando pela superfície da amostra, de modo estático.
Posição 1: O grão adentra nasuperfície da amostra. 
Posição 2: O grão se desloca e esmaga um pedaço do material da amostra. Por causa deste "efeito esmagador”, grandes deformações surgem no material da amostra.
Posição 3: O grão se desloca, sem tocar a superfície da amostra. Quando o grão passa novamente pela amostra, um pedaço menor ou maior é esmagado, de acordo com o formato do grão
 


   
Lixamento
O lixamento éuma remoção de material que utiliza partículas abrasivas fixas, que lascam o material da amostra (veja abaixo). O processo de lascagem com grãos abrasivos afiados produz as menores quantidades de deformação na amostra, enquanto removem o material à mais alta taxa de remoção. O polimento utiliza basicamente o mesmo mecanismo que o lixamento, veja abaixo.
 

O processo
O lixamento (e opolimento) requer certas condições:

1. Força de corte
A pressão específica entre a superfície da amostra e o grão do abrasivo deve ser grande o suficiente para gerar uma força de corte capaz de produzir uma lasca (veja abaixo).

2. Grãos fixados horizontalmente
Os grãos do abrasivo devem ser fixados horizontalmente enquanto a amostra passar por eles, para obter uma força de corte suficiente (vejaabaixo).

3. Penetração vertical 
O grão do abrasivo deve ser colocado verticalmente, de modo a obter o tamanho da lasca desejada. O tamanho da lasca e a taxa de remoção do material são estritamente relacionados.


   
Lixamento Plano (PG):
Para obter uma alta e consistente taxa de remoção de material, são preferidos tempos curtos de lixamento e máxima planicidade, e grãos de maior tamanhorelativo totalmente fixados. O MD Primo ou o MD Piano são utilizados para o lixamento plano. Eles produzem amostras perfeitamente planas, além de reduzirem o tempo de preparação na etapa posterior de lixamento fino. Em adição, o MD Primo e o MD Piano possibilitam uma retenção de borda muito elevada. O MD Primo contém SiC, e é utilizado para o lixamento de materiais moles com dureza abaixo de 150HV. O MD Piano contém diamantes e é utilizado para materiais de dureza 150 HV ou maior. O MD Primo e o MD Piano são compostos de partículas abrasivas revestidas de resina. Durante o uso, novos grãos abrasivos são revelados, assegurando uma remoção consistente do material.
 


   
Lixamento Fino (FG):
Uma alta taxa de remoção de material é obtida pela utilização de tamanhos de grão de 15, 9 e6 µm. Esta etapa é feita nos discos MD Allegro e MD Largo. O MD Allegro e o MD Largo são discos de compósitos endurecidos (discos rígidos) com uma superfície de um material compósito especial, permitindo os grãos de diamante, cujos são continuamente fornecidos, a se incrustarem na superfície e prover uma ação de lixamento fino. Com estes discos, é obtida uma superfície muito plana da amostra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lapidação
  • Lapidação
  • Lapidação
  • Lapidação Facetada e Gemas Coradas
  • Indústria de lapidação de pedras preciosas
  • Lapidação de pedras brasileiras: uma solução não explorada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!