Lydiana Felizardo

1958 palavras 8 páginas
Diabetes em cães e gatos
Informativos - Clínica Geral - Principais doenças de cães e gatos
NOTA DA AUTORA: Este artigo foi por mim escrito com especial atenção e carinho, pois fui proprietária de uma cachorra diabética, que conviveu com o problema por quase 5 anos [a que aparece nas fotos a seguir :) ]. A rotina de lidar com um animal diabético requer vários cuidados e muitos detalhes são levados em consideração. Apesar de ser veterinária várias dúvidas surgiram com relação ao manejo doméstico e em pesquisas só sanei essas dúvidas em sites estrangeiros. Por isso tentei reunir neste artigo o máximo de informações pra ajudar principalmente as pessoas que tiveram seus animais recém diagnosticados com Diabetes Mellitus. Espero que este material ajude de alguma forma.

Boa Leitura!

Diabetes Melitus Canina e Felina

Escrito em: maior/2010

Última modificação: janeiro/2012
Todo alimento consumido, é eventualmente convertido em açúcar (glicose), que é a fonte de energia para todos os órgãos. Se muita comida for consumida, as calorias extras podem ser estocadas pelo corpo para conversão em açúcar mais tarde. O açúcar é transportado pelo sangue para todas as áreas do corpo, e qualquer célula que esteja necessitando de açúcar simplesmente usa o açúcar presente no sangue. Mas para que as células "puxem" o açúcar para seu interior a partir do sangue, uma substância chamada insulina é necessária. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e é essencial para a vida.

A diabetes ocorre quando a insulina não é produzida,quando o organismo produz em baixas quantidades ou tem alguma condição que interfere na ação da insulina. Devido a isso existem duas formas de diabetes melitus:

Diabetes Melitus tipo I ou insulino-dependente
Diabetes Melitus tipo 2 ou não insulino-dependente
O diabetes é uma doença muito comum em humanos, cachorros e gatos. Cerca de 10% das pessoas com diabete melito possuem a doença tipo I e 90% tipo II. Aproximadamente 60% dos gatos

Relacionados