LÂMPADAS FLUORESCENTES

Páginas: 5 (1211 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PRÁTICA – LIGAÇÃO E ANÁLISE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

INTRODUÇÃO

1 - Explique o princípio de funcionamento de uma lâmpada fluorescente.

A fluorescência é uma das formas de converter energia elétrica em luz. As lâmpadas que se baseiam nesse princípio possuem quatro componentes básicos: um tubo de vidro transparente, dois eletrodos (um em cada ponta), uma mistura de gases e um material quereveste internamente o tubo. Quando ligamos o interruptor, os eletrodos geram uma corrente elétrica que, ao passar através da mistura gasosa - argônio e vapor de mercúrio, por exemplo -, emite radiação ultravioleta. A luz UV é, então, absorvida pelo tungstato de magnésio ou pelo silicato de zinco, os materiais mais usados no revestimento interior do tubo. Essas substâncias têm a propriedade detransformar o comprimento de onda invisível do ultravioleta em luz visível, que é refletida para o ambiente. A lâmpada fluorescente é mais econômica que a incandescente, pois, aquecendo-se menos, dissipa menos energia em forma de calor.

2 - Para que serve o starter?

O starter é utilizado em diversos tipos de lâmpadas fluorescentes. Ele ajuda a ligar a lâmpada. Quando se aplica uma tensão àlâmpada fluorescente, acontecerá o seguinte: o starter (que é simplesmente uma chave temporizada) permite que a corrente passe pelos filamentos nas extremidades do tubo, essa corrente faz com que os contatos do starter se aqueçam e abram, interrompendo o fluxo e fazendo com que o tubo se acenda.
Quando se liga uma lâmpada fluorescente, o starter é uma chave fechada. Os filamentos nas extremidades dalâmpada são aquecidos pela passagem de corrente elétrica e criam, internamente, uma nuvem de elétrons. O starter é uma chave temporizada que abre após um ou dois segundos. Ao abrir, a tensão sobre o tubo permite que os elétrons fluam pelo tubo e ionizem o vapor de mercúrio.


3 - Para que serve o reator?

É um equipamento utilizado para partida e estabilidade da lâmpada de descarga e tem comoobjetivo limitar a corrente na lâmpada, ajudando no acendimento e proporcionando uma boa luminosidade. Seu uso é obrigatório e indispensável na iluminação com lâmpadas fluorescentes a vapor de sódio, mercúrio e metálico. Dependendo do tipo de lâmpada, os reatores podem ser divididos em dois grandes grupos: reatores eletromagnéticos, formados basicamente por uma indutância e uma capacitância e osreatores eletrônicos, formados por componentes eletrônicos. A correta aplicação dos reatores garante um melhor desempenho para os projetos elétricos e luminotécnicos, contribuindo diretamente para a manutenção do fluxo luminoso e a vida útil da lâmpada.

4 - O que é fluxo luminoso?

É a radiação total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa de luz que pode produzir estímulo visual.Estes comprimentos de onde estão compreendidos entre 380 e 780 nm. Sua unidade é o lúmen (lm).

5 - O que é eficácia luminosa?

A eficácia luminosa indica a eficiência com a qual a energia elétrica consumida é transformada em luz. Ou seja, é a relação entre o fluxo luminoso e a potência consumida para gerá-lo. Unidade de medida: lúmen por watt [lm/W].







MONTAGEM

Circuito 1:Figura 1 – Ligação de uma lâmpada fluorescente compacta

Descrição: O circuito 1 é composto por um interruptor simples em série com uma lâmpada compacta que são ligados em paralelo com um wattímetro digital. Este, por sua vez, é ligado em série com a alimentação. A lâmpada é alimentada com 127 V. A fase é ligada ao terminal 10A do wattímetro e o neutro ligado ao terminal Watt. O terminal Vdo wattímetro é ligado a um terminal do interruptor e a lâmpada ao outro. Por fim, a lâmpada é ligada ao terminal COM do wattímetro.








Circuito 2:



Figura 2 – Ligação de uma lâmpada incandescente

Descrição: O circuito 2 é composto por um interruptor simples em série com uma lâmpada incandescente que são ligados em paralelo com um wattímetro digital. Este, por sua vez,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lâmpadas fluorescentes
  • Lâmpadas fluorescentes
  • Lâmpada fluorescente
  • lampadas fluorescentes
  • Lampadas fluorescentes
  • Lampada Fluorescente
  • Lâmpadas fluorescentes
  • Lâmpadas fluorescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!