Vivo

Páginas: 37 (9138 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
FACULDADE PROJEÇÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA






Vivo
Planejamento estratégico
















Brasília – DF
2014
FACULDADE PROJEÇÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA






Vivo
Planejamento estratégico






Planejamento estratégico feito para empresa telefônica Vivo. Proposta de nova roupagem para atingir oobjetivo de atrair novos clientes.
Professor José Hamilton Gondim








Brasília – DF
2014
Sumário
Introdução 4
Oportunidade 5
Marketing estratégico 8
Marketing Tático 26
Desenvolvimento prático das ações 28
Conclusão 32
Referências bibliográficas 33






















Introdução
A comunicação é da natureza do ser humano, uma característicaessencial e uma necessidade social fundamental. Seja na vida pessoal ou profissional, o telefone se tornou um meio prático, ágil e até mesmo econômico para que as pessoas consigam se comunicar facilmente. A telefonia celular no Brasil representa um segmento de sucesso comercial nos últimos anos, apresentando um rápido crescimento e uma penetração de 80%. Parte deste sucesso se deve ao sistemapré-pago, o qual possibilitou a adoção da telefonia celular para a maior parte da população, inclusive a de menor renda.
A Vivo é uma empresa do Grupo Telefônica, formada em dezembro de 2002 é uma operadora de telefonia móvel, telefonia fixa, internet, banda larga e TV por assinatura do Brasil que tem crescido no mercado cada vez mais. A Vivo atua em todos os estados do país, tendocobertura nacional, inclusive no nordeste onde terminou sua implantação de rede em 2008. Segundo estimativa da Anatel, a Vivo é responsável por mais de 30% do mercado de celulares no país. Em janeiro de 2012, a operadora chega a 3.702 cidades do país, incluindo capitais. Somada a área de cobertura da operadora, 95% do território brasileiro é atendido pela Vivo.
Marketing é o processo usadopara determinar que produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.  A vivo é uma grande empresa, e para entender melhor como é esse processo, será dividida em quatro partes: Oportunidade, Marketing Estratégico, Marketing Tático e Desenvolvimento prático das ações.






1 –Oportunidade
1.1- Situação
O grande avanço da tecnologia é claramente notável nos dias atuais. Sendo essa uma ferramenta facilitadora na vida do ser humano tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Ela tem mudado valores e costumes como por exemplo, crianças de hoje em dia, estão adquirindo costumes distintos de seus avós e até mesmo dos pais baseados no consumo de objetos tecnológicos,como computadores, smartphones, tablet’s e etc. O avanço dos telefones móveis não pararam desde sua criação em 1973 pelo engenheiro da Motorola, Martin Cooper. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou dados relativos sobre o uso de celulares no Brasil entre os anos de 2005 a 2011, nele apontou que o uso de celulares por brasileiros foi de 107, 2% e dainternet de 143, 8% de aumento. Em 2005, o número de brasileiros consumidores de celular eram de 55,7 milhões de pessoas e em 2011 o número passou para 115, 4 milhões. Ou seja, o consumo de celulares que cresce consideravelmente tem influenciado bastante na economia do país.
Diversas tecnologias para a emissão de dados de um celular para outro foram criadas ao longo do tempo, tendo inícioa 1G (Primeira geração) representada pela sigla AMPS – Advanced Mobile Phone Systemque e era apenas utilizada para emissão de voz. Em seguida veio a 2G (Segunda geração), o TDMA, sigla para Time Division Multiple Access (ou Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo). Logo depois surgiu a tecnologia mais conhecida hoje a GSM Global System Mobile Communications (ou Sistema Global de Comunicações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vivo
  • Vivo
  • Eu vivo
  • vivo
  • vivo
  • Vivo
  • Vivo
  • Vivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!