judo

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013


Efeitos de diferentes esforços de luta de judô na atividade enzimática, atividade elétrica muscular e parâmetros biomecânicos de atletas de elite.

Silvia Regina Ribeiro, Carlos Julio TierraCriollo e Rodrigo Álvaro Brandão Lopes Martins.

Revista Brasileira Medicina Esporte, volume 12, Nº 1, Janeiro/Fevereiro, 2006.

RESUMO:
Para o estudo foram coletadas amostras sanguínease dosagem bioquímica.
Foram coletados 10 ml de sangue dos sujeitos, com a utilização de seringa e agulha descartáveis. As amostras foram imediatamente centrifugadas, com a rotação de 10.000RPMdurante 10min, com a utilização da centrífuga JOUAN CR3I, refrigerada a 4OC. Verificou-se a atividade das enzimas LDH, CK, AST e ALT, com autilização do espectofotômetro HITACHI UV-2001 e do KIT AnalisaDiagnóstica, pelo método colorimétrico.
Para análise estatística dos dados foi utilizado o teste não para métrico Wilcoxon para dados pareados, com um nível de significância de α = 0,05.Adaptações neuromusculares são provocadas com treinamento esportivo, alterações metabólicas visando a desempenho durante a competição. Nas competições de judô, o número de lutas a que os atletassão submetidos e suas respectivas durações e intervalos são aleatórios, fatores que podem influenciar a desempenho objetivado no treinamento.
Este artigo investigou a hipótese de quediferentes durações de lutas, 90s, 180s e 300s, poderiam influenciar a atividade enzimática, elétrica muscular e a produção do pico de torque. Antes e após cada luta, foram coletadas amostras sanguíneas dosatletas; em seguida, os mesmos realizaram cinco contrações dinâmicas, com a utilização de um dinamômetro isocinético.
Simultaneamente registrou-se o sinal eletromiográfico dos músculosagonista, antagonista e sinergista do movimento avaliado. Não se verificou alteração no torque. As enzimas AST e ALT apresentaram aumento na atividade, nas lutas de 90s (p = 0,0033/p = 0,00059), 180s...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Judô
  • Judo
  • Judô
  • Judô
  • Judo
  • Judô
  • Judô
  • Judô

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!