SINTESE PCN E TEMAS TRANSVERSAIS.

Páginas: 263 (65624 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Séries Iniciais
Considerações Preliminares
Parâmetros Curriculares Nacionais consistem em um referencial para o Ensino Fundamental de todo o país. Têm por obje­tivo orientar e garantir discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participa­ção de técnicos e professores de todos os Estados brasileiros.
O conjunto de referenciais quecompõe o documento constitui uma proposta flexí­vel, a ser concretizada com as orientações regionais e locais. Não configuram um cur­rículo homogêneo e impositivo, que se so­brepõe à diversidade social das diferentes regiões do país ou à autonomia de Estados e Municípios.
Os PCN(s) procuram anunciar que, res­peitadas as diversidades culturais, regionais, éticas, religiosas e políticas queatravessam uma sociedade múltipla, a educação possa atuar no processo de construção da cidada­nia, tendo como princípio atingir o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos.
Princípios e Fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais
O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participa­ção responsável navida social.
Exige também o domínio da língua fala­da e escrita, os princípios da reflexão mate­mática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, os prin­cípios da explicação científica, as condições de fruição da arte e das mensagens estéticas, domínios de saber tradicionalmente presente nas diferentes concepções do papel da educação no mundo democrático, até outrastantas exigências que se impõem no mundo contemporâneo.
No contexto atual, a inserção no mun­do do trabalho e do consumo, o cuidado com o próprio corpo e com a saúde, passan­do pela educação sexual e pela preservação do meio ambiente são temas que ganham um novo estatuto, num universo em que os referenciais tradicionais que eram vistos como questões locais ou individuais já não são suficientespara a formação do cidadão.
As novas relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação, e mais do que nunca é preciso "aprender a aprender". A educação básica tem como função garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de formação permanente. -
Nesse sentido, é necessário que, no pro­cesso de ensino-aprendizagem sejamexplo­radas: a aprendizagem de metodologias ca­pazes de priorizar a construção de estratégi­as de verificação e comprovação de hipóte­ses na construção do conhecimento; a cons­trução de argumentação capaz de controlar os resultados desse processo; o desenvolvi­mento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade; a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.
Alémdisso, é necessário levar em conta uma dinâmica de ensino que favoreça não só o descobrimento das potencialidades do tra­balho individual, mas, também, o trabalho coletivo.
Para compreender a natureza dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN s) é necessário situá-los com relação a quatro níveis de concretização curricular:
1s nível: Os PCN s são uma referência nacional para o ensinofundamental.
2° nível: Os PCN s poderão ser utiliza­dos como recurso para adaptações ou elabo­rações curriculares pelos Estados ou Muni­cípios.
3e nível: Os PCN s poderão ser utiliza­dos como base para elaboração do projeto educativo de cada Instituição escolar
4a nível: Os PCN s auxiliam na progra­mação das atividades de ensino e aprendiza­gem na sala de aula.
A tradição pedagógica brasileira
Astendências pedagógicas que se fir­mam nas escolas brasileiras, públicas e pri­vadas, na maioria dos casos não aparecem de forma pura, mas com características particulares, muitas vezes mesclando aspec­tos de mais de uma linha pedagógica.
A "pedagogia tradicional" é uma pro­posta de educação centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • temas transversais
  • Temas Transversais
  • Temas transversais
  • Temas Transversais
  • Temas Transversais
  • Temas Transversais
  • Temas Transversais
  • temas transversais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!