Meio Ambiente

Páginas: 15 (3579 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Uma cartografia das correntes em educação ambiental

Diferentes pesquisadores buscam o melhor método para o entendimento e solução de um problema em comum, o ambiental. Essa diversidade de pensamentos resulta em varias "correntes" em educação ambiental que são distintas mas que seguem uma linha de pensamento semelhante. A descrição de uma corrente pode corresponder aoutras duas outros distintas. Sao 15 correntes, algumas das primeiras décadas da EA (1970-1980) outras mais recentes com as preocupações atuais.

As correntes mais tradicionais (antigas) são:

- naturalista
- conservacionista/ recursista
- resolutiva
- sistêmica
- cientifica
- humanista
- moral/ ética.

As correntes mais recentes são:
- holística
- biorregionalista
- práxica
- crítica- feminista
- etnográfica
- da ecoeducação
- da sustentabilidade.

Ambas estão representadas em função dos seguintes parâmetros:

- a concepção dominante do meio ambiente,
- a intenção central da educação ambiental,
- os enfoques privilegiados,
- o(s) exemplo(s) de estratégia(s) ou de modelo(s) que ilustra(m) a corrente.


Corrente naturalista: é centrada na relação com anatureza, cujas proposições reconhecem o valor intrínseco acima e além dos recursos. O objetivo da EA é reconstruir uma ligação entre os seres humanos e a natureza. O enfoque educativo pode ser cognitivo, experiencial, afetivo, espiritual, sensorial, criativo/estético. Essa corrente é certamente, muito antiga e o modelo de intervenção criado pelo norte-americano Steve Van Matre é o modelo típicode proposição da corrente naturalista e defendido por Michael Cohen.

Corrente conservacionista/recursista: Vê uma finalidade de utilidade na natureza, para uso do ser humano. O movimento dos conservacionistas atribui aos recursos naturais o uso racional. Em sua concepção a natureza é lenta e o processo de manejo pode torná-la eficiente, essas idéias foram precursoras do conceito dedesenvolvimento sustentável. Áreas de conservação são criadas na intenção de resguardar os danos ambientais que levam ao prejuízo ao meio ambiente. Nestas áreas são permitidas as intervenções humanas, inclusive a exploração de qualquer recurso natural. Nas leis brasileiras ambientais, conservação significa proteção dos recursos naturais, com utilização racional, garantindo sua sustentabilidade. Segundo oSistema Nacional de Unidades de Conservação conservação é o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo asobrevivência dos seres vivos em geral.

Corrente resolutiva: adota a visão central de educação ambiental proposta pela UNESCO no contexto de seu programa Internacional de Educação Ambiental (1975-1995). Defendida por R, Harold Hungerford. e colaboradores da Soutthern Illinois University.

Corrente sistêmica: permite conhecer e compreender adequadamente as realidades e as problemáticasambientais. Desenvolvida em Israel, em 1987 por Shoshana Keiny e Moshe Shashack. Defendida por André Giordan e Crirstian Souchon.

Corrente científica: com o objetivo de abordar com rigor as realidades e problemáticas ambientais e de compreendê-las melhor, identificando mais especificamente as relações de causa e efeito. Defendida por Louis Goffin e colaboradores (1985).

Corrente humanista: dáênfase à dimensão humana do meio ambiente, construído no cruzamento da natureza e da cultura. Defendida por Bernard Deham e Josette Oberlinkels, (1984).

Corrente moral/ ética: baseia-se em um conjunto de valores, mais ou menos conscientes e coerentes entre eles. É defendido por Louis Iozzi (1987) e aponta para o desenvolvimento moral dos alunos, em vínculo com o desenvolvimento do raciocínio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!