Jogos e brincadeiras

Páginas: 17 (4208 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
JOGOS E BRINCADEIRAS
*Marilda Pereira
** Rosemary Conceição Dos Santos


ResumoO artigo apresenta uma abordagem sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, o presente trabalho de conclusão de curso aborda primeiramente as concepções do ato de brincar , do jogo e da brincadeira na educação infantil , fazendo a devida distinção desses três momentos tão especiais no cotidiano da criança e os fatos históricos e educacionais que os determinaram ,destacando também a importância da introdução desse momento lúdico para o aprendizado, para a exploração do espaço , para o desenvolvimento de expressão , para o desenvolvimento físico e emocional da criança , assim como , o papel do professor como mediador e como agente ativo nesse momento e mais do que isso sua mudança de paradigma , ou seja, a mudança de um olhar vertical para um olharhorizontal que abrange a todos e no qual a grande consequência é a abertura para as novas formas de se adquirir e transmitir conhecimento gerando assim um novo aprendizado , que pode ser menos rigoroso e tradicional proporcionando maior qualidade, satisfação e acima de tudo prazer tanto para as crianças , como para o professor, sendo construtivo, produtivo e causador de um grande beneficiopara ambos os lados . Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e também um espaço de interação consigo e com os outros.
PALAVRAS-CHAVE: jogos , brincadeiras , aprendizagem e desenvolvimento.

Introduçao
Neste artigo temos por objetivos compreender o uso dos jogos e brincadeiras na educação infantilsendo assim, justificando a importância do mesmo para o aprendizado da criança, dentre eles os principais objetivos destaca: compreender se os jogos e brincadeiras desenvolvem os aspectos físicos psicológicos nas crianças, analisando se realmente o brincar proporciona novas descobertas contribuindo na aquisição do conhecimento.
Tendo como hipótese o brincar como um trabalho que pode ser pensado comosuscetível e integral na vida da criança privilegiando a brincadeira como uma atividade fundamental para seu total desenvolvimento.
Sendo assim, justificando a importância do mesmo para o aprendizado da criança, dentre eles os principais objetivos destaca: compreender se os jogos e brincadeiras desenvolvem os aspectos físicos e psicológicos nas crianças, analisando se realmente o brincarproporciona novas descobertas contribuindo na aquisição do conhecimento.
Desde os primeiros anos de vida, os jogos e as brincadeiras são nossos mediadores na relação com as coisas do mundo do chocalho ao videogame aprendemos a nos relacionar com o mundo por meio dos jogos e brincadeiras por esse motivo o jogo tem um papel de destaque na Educação Infantil , pois é a base do desenvolvimento cognitivo eafetivo do ser humano.
Conforme Aries (1986. p.88-89) O mesmo reflexo anima nossas crianças de hoje quando eles imitam um caminhão ou um carro. Mas enquanto os moinhos de vento há muito desapareceram de nossos campos , os cata ventos continuaram a ser vendidos nas lojas de brinquedos, quiosques dos jardins públicos ou nas feiras.
Através do convívio com os jogos e brincadeiras as crianças sãocapazes de simular e exercitar situações cotidianas, aprendendo a lidar com os desafios conquistas e derrotas, fracassos e sucessos, sendo capazes de experimentar diversos tipos de situações como, amizade, e a socialização das crianças.



Conforme Friedmam

Este jogo também contribui para o desenvolvimento da cognição, levando a criança a pensar, analisar e tomar decisões. Do ponto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos E Brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e Brincadeiras
  • jogos e brincadeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!