ISO'S

Páginas: 17 (4073 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


- Conceito de ISO


ISO é a Organização Internacional para a Padronização, que regula uma série de normas para fabricação, comércio e comunicação, em todos os ramos industriais. Conhece-se por ISO tanto à Organização como às normas estabelecidas pela mesma para padronizar os processos de produção e controle em empresas e organizações internacionais.
A Organização Internacional paraa Padronização ou ISO (que em grego significa “igual”) foi criada em 1947, depois da Segunda Guerra Mundial e se converteu em um organismo dedicado a promover o desenvolvimento de normas e regulamentações internacionais para a fabricação de todos os produtos, excetuando os que pertencem ao ramo da elétrica e eletrônica. Assim, se garante a qualidade e segurança em todos os produtos, ao mesmotempo em que se respeitam critérios de proteção ambiental.
Atualmente, trata-se de uma rede de instituições em 157 países, que funciona centralmente em Genebra, Suíça. Esta sede de coordenação internacional tem tanto delegações de governo como de outras entidades afins. Apesar de sua alta incidência a nível mundial, a participação destas normas é voluntária, já que a ISO não possui autoridade paraimpor suas regulamentações. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As normas ISO atendem a diferentes aspectos da produção e o comércio, estas normas estão tão difundidas que podemos encontrá-las em praticamente todos os aspectos da vida cotidiana, protegendo o consumidor e usuário de produtos e serviços.




- Definição

A ISO9000 é um sistema de Garantia da Qualidade que envolve inspeção, controle e planejamento para que a organização siga todas as normas expedidas pela certificação e conquiste a qualidade almejada em todos os processos, pois o objetivo maior da certificação é que se tenham normas em todos os segmentos com vários procedimentos e padrões que dependerão dos produtos ou serviços oferecidos. A ISO 9000passou por revisões e padronizações para se adequar aos padrões mundiais de qualidade e acompanhar novas tecnologias e tendências de mercado. Para não confundir, é importante entender que as ISO 9001, 9002 e 9003, pertencem a ISO 9000 e cada uma é específica para cada tipo de organização.
Ela está sendo largamente difundida por motivo mercadológico, pois muitos empresários só consomem produtose serviços de fornecedores que possuem ISO 9000, como forma de assegurar que os produtos entregues realmente sejam de qualidade. E para não haver dúvida frisamos que empresas que fornecem serviços também podem obter a certificação ISO 9000.

- Importância da ISO 9000

A ISO 9000 é importante no que tange o aspecto mercadológico e empresarial e para sua implantação, a empresapassa por uma mudança na cultura que será voltada para a gestão da Qualidade Total.

Mas o que é Qualidade Total?
Qualidade Total é sinônimo de liderança, excelência organizacional e satisfação de todos os interessados que são os clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade. A Qualidade Total é tão ampla que toda a sociedade se beneficia, pois uma produção com qualidade exige corte decustos, o que fará com que o preço final seja menor. Uma produção com qualidade significa cuidado com o meio ambiente e até satisfação de funcionários. Além disso, favorece o desenvolvimento do país como um todo, pois a conseqüência da qualidade é uma maior exportação de produtos e assim uma economia mais sólida com geração de empregos.
Outra  ferramenta essencial para a implantação de qualidade éo Controle Estatístico da Qualidade que tem como pressuposto o acompanhamento contínuo de processos e seu andamento, após esse controle, chegam-se à era da eficiência total com qualidade em todos os processos: a era da Garantia da Qualidade.
Garantia da Qualidade significa que as ações serão cada vez mais voltadas para qualidade na rotina empresarial, ações como participação coletiva,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ISO's
  • ISO's principais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!