Conceitos de Piaget

Páginas: 7 (1740 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Teoria Cognitivo-Interacionista (síntese Rappaport, Vol I)


Jean Piaget (1896 –1980) era biólogo e quando adolescente, trabalhando com um zoólogo observou que na Natureza os animais se adaptavam ao meio. Continua interessado na questão da adaptação ao meio e mais tarde se apaixona pela Filosofia e vai estudar a adaptação do ser humano ao meio ambiente físico e social. Para ele tal adaptaçãose dava através da inteligência, do conhecimento. Quer estudar como o ser humano conhece e como chega ao conhecimento universal, ou seja, como é possível o conhecimento da Matemática e da Física. Piaget está interessado na FORMA de conhecer, não no conteúdo do conhecimento. Então ele vai estudar as crianças, desde o bebê para compreender a EVOLUÇÃO do conhecimento, desde o nascimento até o modode raciocinar do adulto. Daí ele desenvolve as Etapas do processo cognitivo.Ele quer compreender como o organismo conhece o mundo.

Para Piaget a psicologia começa quando o organismo se conduz com relação a situações externas e resolve problemas, uma vez que esta resolução não está programada hereditariamente (como no instinto).

O objetivo de Piaget era descrever os tipos de pensamentocaracterísticos das crianças antes da adolescência. Ou seja, ele entendeu que as crianças em suas diferentes idades organizam o pensamento segundo diferentes complexidades.

É um epistemólogo, ou seja, que estuda a teoria do conhecimento- estudo do desenvolvimento mental, do desenvolvimento da inteligência. Estuda as transformações do conhecimento, como se passa de um conhecimento simples para um maiscomplexo. A Epistemologia Genética é o estudo das transformações do conhecimento, do ajustamento progressivo do saber. Interessa-se pelo sujeito epistêmico, ou seja, o sujeito do conhecimento.

Piaget interessou-se pelas semelhanças entre as crianças de idade aproximada, no modo de organizar o pensamento. Usou técnica transversal de estudo. Entrevistou crianças de 3 a 12 anos para descobrircomo pensavam fenômenos naturais e também sobre a moral. Utiliza o método clinico como técnica de pesquisa para estudar o pensamento e suas características nas suas varias fases ate´ chegar ao modo de pensar adulto.

Inicialmente pensamento da criança é caracterizado pelo ANIMISMO, ou seja, ela atribui sentimentos humanos aos fenômenos naturais. Crianças com modos sistemáticos de pensamento:

1oegocentrismo – explica o animismo dos primeiros anos. A criança considera os acontecimentos a partir do seu ponto de vista (não consegue ter o ponto de vista do outro). Não consegue conceber que os fenômenos naturais sejam diferentes dela, e assim dota-os de sentimentos e de intenções semelhantes às suas próprias. O animismo está embutido no egocentrismo. Ex: um tronco de árvore sente dorquando podado.

2o incapacidade de lidar com vários aspectos de uma situação, ao mesmo tempo. Antes de 6/7 anos não consegue pensar logicamente;

3o moral – realismo moral, ou seja, o castigo ou a culpa são vistos não na intencionalidade do ato, mas em função de seu aspecto.

Foi atrás dos antecedentes da Lógica. A partir de 1923, quando estuda bebês e crianças em idade escolar, percebe anecessidade de fazer a distinção entre a lógica das ações expressa no comportamento emitido e a lógica aplicada a afirmações verbais. Chega às estruturas cognitivas (mentais) que se encontram em cada faixa etária e seu modo de funcionamento característico (das estruturas) em cada fase do desenvolvimento. Assim, crianças em diferentes fases de diferentes interações com o ambiente, e chegam a diferentestipos de compreensão do mundo.
Passa a ser conhecido no Brasil a partir da década de 60.


Conceitos fundamentais da Teoria de Piaget

Hereditariedade: individuo herda estruturas biológicas que são sensoriais e neurológicas, que predispõem ao surgimento de estruturas mentais; assim, não herdamos a inteligência, e sim um organismo que vai amadurecer em contato com o meio ambiente. Da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos das teorias de Jean Piaget
  • Conceito fundamentais de Piaget
  • os principais conceitos de Jean PIAGET
  • Principais conceitos do desenvolvimento e aprendizagem segundo jean piaget
  • Trabalho teoria e conceitos de aprendizagem segundo Piaget e Freud
  • teorias e conceitos de aprendizagem segundo jean piaget, vigotsky e freud
  • Pesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget?
  • Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!