Intestino grosso

Páginas: 9 (2007 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Embriologia do Trato Digestivo
Intestino Grosso

É a porção final do trato digestivo,sendo responsável pela absorção se acha ,o que determina a consistência do bolo fecal.É derivado intestino médio e posterior. Durante a décima semana,com o aumento da cavidade abdominal ,o intestino retorna ao abdômen,reduzindo a hérnia fisiológica.
 Intestino delgado – Parte central do abdome
 IntestinoGrosso – Sofre uma rotação adicional de cento e oitenta graus em sentido anti-horário
O primórdio do ceco do apêndice aparece na sexta semana como uma protuberância na porção caudal do intestino médio.Inicialmente o apêndice é um pequeno divertículo. Posteriormente ,ele aumenta de tamanho,de modo que ao longo do nascimento já se apresente como um tubo longo que se origina da extremidade distaldo ceco.

O apêndice está sujeito a variações consideráveis em seu posicionamento (retrocecal,retrocólica,subcólica,pélvico,preileal,retroileal). A coacla corresponde a parte terminal expandida do intestino posterior. É uma camada revestida por endoderma que está em contato.A membrana coaclal é composta de endoderma e ectoderma proctodeu.A coacla é dividida em partes ventral(alantóide) edorsal(intestino posterior) do septo urorretal. Esse septo cresce e se une a membrana coaclal. A parte dorsal vai dar origem ao reto e a parte cranial do canal anal e formará a membrana(menor). A parte ventral vai dar origem ao seio urogenital,que formará a membrana urogenital(maior). A área de fusão do septo urorretal com a membrana coaclal é representada no adulto pelo corpo perineal (períneo ). Osdois terços superiores do canal anal adulto são derivados do intestino posterior. O um terço inferior se desenvolve a partir do proctodeu. A junção do epitélio do ectoderma proctodeu com o epitélio do endoderma intestinal porteiro é indicada pela linha pectínea.(antiga membrana anal). O epitélio intestinal posterior é cilíndrico. O epitélio que vem do proctodeu é pavimentoso. O epitélio anal épavimentoso queratinizado.

Atresia anal membranosa(ânus imperfurado)
Estenose anal: estreitamento do canal anal
Fístula retrorretal
Fistula retrovaginal

Histologia do Trato Digestivo
Intestino Grosso

É constituído pelo ceco,colo ascendente,colo descendente,colo sigmóide ,reto e ânus.Camada mucosa não tem pregas (exceto na porção distal–reto),não apresenta vilosidades,possui criptasintestinais longas(Lieberkunh),contendo células absortivas,caliciformes,enteroendócrinas e tronco. O reto apresenta as colunas retais e o ânus apresenta as colunas anais. As funções da cama mucosa são absorver água, fazer fermentação ,formação da massa fecal e produção de muco. A lâmina própria e a camada submucosa são ricas em células linfoides e em nódulos (GALT). A cama muscular é constituída decamadas circulares interna e longitudinal e externa (tênia do cólon –omental ,mesocólica e livre). A camada serosa é caracterizada por protuberâncias pequenas pendunculadas formadas por tecido adiposo (apêndices epiplóicos). O apêndice é um divertículo do ceco,sendo caracterizado por um lúmen relativamente irregular,pequeno e estreito,devido a abundantes nódulos linfoides em sua parede. Apresentaestrutura geral similiar à do intestino grosso. No entanto,suas glândulas intestinais são pequenas e em menor quantidade,além de não apresentarem tênias do cólon.

Anatomia do Trato Digestivo
Intestino Grosso

Localizado na cavidade abdominal. Nem todas as partes estão localizadas na cavidade peritoneal. Algumas estão localizadas retroperitonealmente. Existem estruturas subperitoneais,quesignifica abaixo do peritônio.Boa parte do reto não é envolvida pelo peritônio. Ele é subperitoneal.Existem três partes : ceco, cólon , canal anal.Junção ileocecal é a junção que há entre o íleo,última parte do intestino delgado,como o ceco,primeira parte do intestino grosso.A papila ileal é a passagem do quilo para o intestino grosso.Ampola ileal.Apêndice vermiforme é um órgão linfoide. Há uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intestino grosso
  • Intestino Grosso
  • INTESTINO GROSSO ressumo
  • Intestino grosso, delgado e reto
  • Intestino Grosso e Delgado
  • Intestino Grosso E Delgado
  • Doenças do Intestino Grosso
  • ESTUDO RADIOL GICO DO INTESTINO GROSSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!