Intestino Grosso E Delgado

Páginas: 20 (4911 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2015
INTRODUÇÃO
O Sistema Digestório é constituído pelo trato gastro intestinal e órgão anexos.
O trato gastro intestinal é um tubo longo e sinuoso de 10 a 12 metros de comprimento desde a extremidade cefálica (cavidade oral) até a caudal (ânus).
Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.Transformação mecânica e química das macromóléculas alimentares ingeridas (proteínas, carbohidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino, transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangüíneos da mucosa do intestino, eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos decélulas descamadas da parte do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino. O intestino faz parte do sistema digestório e é através dele que ocorrem as absorções dos nutrientes e da água.
 
Ele está divido em duas partes: delgado e grosso. No primeiro é onde ocorre a absorção da grande maioria dos nutrientes. No segundo, ocorre a absorção da maior parte da água utilizada duranteo processo de digestão.
 
A absorção da água pelo intestino grosso é a responsável pela consistência firme das fezes. A falta desta consistência é conhecida como diarréia, e, esta, pode ocorrer por fatores como viroses, desarranjos na digestão, etc. 


SISTEMA DIGESTIVO
Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção denutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose.

Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo, iniciado na boca e terminando no reto.
Para permanecermos vivos, renovar continuamente as células, desenvolver o nosso corpo e manter as atividades vitais, necessitamos de alimentos, pois sãoeles que fornecem energia para o nosso corpo. Após uma refeição, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar às células. No entanto, a maioria deles não as atinge diretamente. Precisam ser transformadas para então, nutrir o nosso corpo. Isto porque as células só conseguem absorver nutrientes simples e esse processo de “simplificação” recebe o nome de digestão. O tubo digestório é compostopelos seguintes órgãos: 
Boca, 
Faringe, 
Esôfago, 
Estômago,
Intestino delgado,
Intestino grosso.



INTESTINO DELGADO
O intestino delgado é um tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso. Sua principal função é absorver os nutrientes necessários para o corpo humano.
Anatomia do Intestino Delgado
Anatomicamente essa estrutura conta com aproximadamente 6m de comprimento por 4cmde diâmetro, sendo dividido em três regiões distintas: o duodeno, localizado próximo ao estômago (cerca de 25 cm), o jejuno (2,5 metros), que é a parte central, e o íleo (3,5 m), próximo ao intestino grosso. Essas duas últimas regiões são difíceis de serem identificadas e diferenciadas, sendo constante e corretamente chamados de jejunoíleo.
Duodeno: Sua principal função é receber os alimentosparcialmente digeridos do estômago e continuar o processo digestivo. Como o duodeno é pequeno, o estômago envia o quimo (mistura de alimentos semidigeridos e enzimas e ácidos produzidos no estômago) aos poucos para esse órgão. O quimo passa do estômago para o duodeno pelo piloro, pequena abertura entre os dois órgãos.
Essa é uma região rica em enzimas, produzidas por 3 órgãos (o próprio duodeno,o fígado e o pâncreas). Através do canal colédoco, chegam ao duodeno o suco pancreático, oriundo do pâncreas, e o suco biliar, produzido no fígado e expulso pela vesícula biliar, para auxiliarem a digestão. Sua parede interna tem aspecto ondulado, com várias pregas, cobertas por vilosidades intestinais que aumentam muito a área de absorção dos nutrientes (é o principal local de absorção do ferro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intestino grosso, delgado e reto
  • Intestino Grosso e Delgado
  • Resumo Anatomia Intestinos Delgado e Grosso
  • Intestino delgado
  • INTESTINO DELGADO
  • Intestino delgado
  • Intestino grosso
  • Intestino Delgado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!