Intestino Grosso

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2014
Funcao: é a parte final do tubo digestivo. É responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal,
As funções do intestino grosso são as seguintes: absorção de água e de certoseletrólitos; síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais (eg. avitamina K2 ; armazenagem temporária dos resíduos; eliminação de resíduos do corpo(defecação). Após a absorção dos nutrientes, os restos passam ao intestino grosso, onde ocorre a absorção de água e sais minerais; o que sobra formará as fezes. Os alimentos e materiais de secreção atravessam o intestino movidos por contrações rítmicas ou movimentos peristálticos de seus músculos, que se produz 7 vezes por minuto. O intestino grosso não possui vilosidades nem segrega sucos digestivos,normalmente só absorve água, em quantidade bastante consideráveis.
Entretanto, todas as substâncias alimentícias podem ser assimiladas, como no intestino delgado. Como o intestino grosso absorve muita água, o conteúdo intestinal se condensa até formar detritos inúteis, que são evacuados.
Eliminação de substâncias não digeridas do trato gastro intestinal.
Ele se estende do íleo até o ânus e estáfixo à parede posterior do abdômen pelo mesecolo.
O canal anal apesar de bastante curto (3 centímetros de comprimento) é importante por apresentar algumas formações essenciais para o funcionamento intestinal, das quais citamos os esfincteres anais.

O esfíncter anal interno é o mais profundo, e resulta de um espessamento de fibras musculares lisas circulares, sendo conseqüentemente involuntário.O esfíncter anal externo é constituído por fibras musculares estriadas que se dispõem circularmente em torno do esfíncter anal interno, sendo este voluntário. Ambos os esfíncteres devem relaxar antes que a defecação possa ocorrer.
Funções do Intestino Grosso

Absorção de água e de certos eletrólitos;
Síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais;
Armazenagem temporáriados resíduos (fezes);
Eliminação de resíduos do corpo (defecação).
Enquanto o intestino delgado participa do processo de absorção de nutrientes, o intestino grosso é a porção doSistema Digestório responsável pelo importante processo de absorção da água,
Anatomia:
Os apêndices epiplóicos são pequenos pingentes amarelados constituídos por tecido conjuntivo rico em gordura. Aparecemprincipalmente no cólon sigmóide.
O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide), reto e ânus.
A primeira é o ceco, segmento de maior calibre, que se comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal(iliocólica). No fundo do ceco, encontramos o Apêndice Vermiforme.
A porção seguinte do intestino grosso é o cólon, segmento que se prolonga do ceco até o ânus.
Colo Ascendente – é a segunda parte do intestino grosso.
Colo Transverso – é a parte mais larga e mais móvel do intestino grosso.
Colo Descendente?
é contínuo com o colo sigmóide.
Colo Sigmóide – é caracterizado pela sua alça em forma de “S”,de comprimento variável. O colo sigmóide une o colo descendente ao reto. O cólon constitui grande parte do intestino grosso e divide-se em quatro segmentos:
• O cólon ascendente, com cerca de 15 a 20 cm de comprimento, dirige-se para cima pelo lado direito do abdómen até quase à altura do fígado,
• O cólon transverso, com cerca de 30 a 60 cm de comprimento, que atravessa a cavidade abdominal dadireita para a esquerda,
• O cólon descendente, com cerca de 20 a 25 cm de comprimento, que desce pelo lado esquerdo do abdómen até chegar à pélvis;
• O cólon sigmóide ou sigma, com cerca de 30 a 40 cm de comprimento, que descreve uma forma de S no interior da pélvis, antes de chegar ao recto.
O recto é a última parte do intestino grosso. Com cerca de 15 a 20 cm de comprimento e com um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intestino grosso
  • Intestino grosso
  • INTESTINO GROSSO ressumo
  • Intestino grosso, delgado e reto
  • Intestino Grosso e Delgado
  • Intestino Grosso E Delgado
  • Doenças do Intestino Grosso
  • ESTUDO RADIOL GICO DO INTESTINO GROSSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!