Institucional

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
ABZAEL MATIAS









PSICOLOGIA INSTITUCIONAL











CACOAL – RO

2011

Psicologia Institucional segundo José Bleger.

A Psicologia Institucional tem sido usado no Brasil para significar um movimento da ciência e uma área de atuação do psicólogo. Desde a década de 60, José Bleger torna-se um autor conhecido por seus trabalhos sobre a psicanálise,psicologia, grupos e instituições. Sobretudo, Sua marca está na proposta de uma atuação profissional que extrapola os limites do consultório e lida com a saúde mental ou com a psico-higiene nos grupos e nas atividades. Deve - se também não só um enfoque nos problemas individuais, mas também analisar os fenômenos sociais que provocam cada problema a ser resolvido. Em tais situações, o psicólogo deveocupar-se relação interpessoal e do desenvolvimento da personalidade em torno dessas tarefas e visando sobre tudo, o bem-estar. Também deve considerar não só um enfoque nos problemas individuais, mas também analisar os fenômenos sociais que provocam cada problema a ser resolvido.
De inicio, diferencia-se a psicologia institucional daquelas praticas que se limitam as tarefas como a aplicaçãode teste para verificar as possibilidades de aprendizagem de alunos em escolas, ou a feitura de diagnósticos e relatórios de pacientes em hospitais, ou, ainda, diferencia- se de atividades terapêuticas com pessoas ou grupos, perdendo-se de vista o todo das relações em que se inserem. Pode-se afirmar que o psicólogo, na condição de psicólogo institucional, não poderá ser por contrato de trabalho,um empregado, mas sim, um assessor ou consultor, isso porque, embora financeiramente vinculado, a instituição deve garantir autonomia profissional para não prejudicar o manejo técnico das situações que venham a se desenhar os primeiros contatos com o grupo que solicita a intervenção até o curso final do trabalho. Somente desse lugar de assessor poderá projetar sua tarefa em função de seu própriodiagnostico e não em função do que lhe quiser determinar a direção ou outros técnicos.
O objetivo geral do psicólogo deverá ser o da psico-higiene, ou seja, o de promover a saúde e o bem-estar dos integrantes da instituição, este será um técnico da relação interpessoal, dos vínculos humanos, um técnico da explicitação do implícito. Sua função não será jamais de decidir ou revolver osproblemas de instituição, nem de executar as ações decididas nos grupos. A descoberta de soluções concretas e a execução das ações propostas será, sempre, uma tarefa dos “organismos próprios da instituição”.

Partindo do pressuposto de que a psicologia institucional é um trabalho como um todo da instituição, nela as partes mantêm uma relação de interdependência, mesmo que o profissionalno seu trabalho se ocupe de uma parte da instituição, esta deve ser reconhecida como uma unidade que, por estar em relação com o todo, o representa.

Alguns aspectos quanto o profissional diante da instituição que se deseja trabalhar, deve ser considerados, pode-se citar: o psicólogo deve manter como medida preventiva inicial, um distanciamento afetivo seguro do ambiente em que pretendeingressar; este deve conhecer e fazer conhecido seu trabalho a todos que integram a equipe; demonstrar a todos os membros da equipe um cálido sentimento de aproximação, sem, contudo deixar de lado sua neutralidade afetiva; conquistar a confiança e não confiar cegamente e ser simpático e acessível, mas permanecer em atuante observação. É evidente que será convidado a integrar no que se chama nojargão de trabalho as “panelinhas”; tem que ser uma figura firme, sem autoritarismo. O psicólogo deve dominar sua ansiedade por apresentar o trabalho. Em psicologia, o profissional competente não pode entrar neste redemoinho, a solução é apenas um planejamento, este, pressupõe de conhecimento do campo e conhecimento de demanda de observação, esta requer certo tempo e também, é necessário a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Institucional
  • INSTITUCIONAL
  • Institucional
  • Psicologia institucional
  • Avaliação institucional
  • Análise institucional
  • Caracterização institucional
  • Analise institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!