INSTITUCIONAL

Páginas: 20 (4968 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2015

Psicologia institucional


Em 1962 houve um seminário relatando a higiene mental proferido no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, após dois anos esta publicação continuo com o proposito fundamental de criar inquietação, especialmente nas promoções de psicólogos, atraindo a atenção dos mesmos para enfoques menos limitados , ondepermitam uma melhor situação social, voltando o papel profissional ou técnica da psicologia, para atividades sociais de maior envergadura e significação.
Podemos resumir as posições gerais nas seguintes proposições: a) o psicólogo como profissional devendo passar de atividade psicoterápica ( doente e cura) a da psico- higiene( pessoas sadias e promoção saúde); b) sendo assim tendo enfoques individuaisaos sociais. Onde o enfoque social é duplo, onde um compreende os modelos conceituais respectivos, e as outras ampliações de âmbitos, para podermos conseguir é necessário o desenvolvimento de novos instrumentos como: conhecimentos e técnicas onde podemos transformar a tarefa e frutíferos os princípios.
Os antecedentes fundamentais em que nos baseamos para as contribuições são Enrique Pichon Riviéree Elliot Jaques, onde deixam toda a gratidão pela obra que se foi realizada, o Dr. Enrique J. Pichon Riviére, tem sido neste campo um promotor de inquietações, como tem sido em nosso pais na psicologia da psicanálise e da psiquiatria.
A psicologia institucional se insere quanto na história das necessidades sociais como na história da psicologia, onde não se trata só de um campo de aplicações dapsicologia, mas sim fundamentalmente, de um campo de investigação, onde não há possibilidade de tarefa profissional correta. A prática não é uma derivação subalterna da ciência, mas sim seu núcleo ou centro vital, e a investigação cientifica não tem lugar ou fora da prática mais dentro do curso da mesma. A psicologia institucional não é um ramo da psicologia aplicada, mas sim um campo dapsicologia, que pode significar em si, mesmo um avanço extraordinário tanto na investigação como no desenvolvimento da psicologia como profissão. Um investigador se não se extraem os problemas da própria pratica e da realidade social que se esta vivendo em um dado momento ainda que transitoriamente e por razões metodológicas da investigação isolem-se momentos processo total. Podemos expor as seguintesetapas:
a) Estudo de partes abstratas e abstraídas do ser humano ( atenção, memória e juízo)
b) Estudo do ser humano como totalidade, mais abstraído do contexto social (sistemas mecanicistas, energetístas, organicistas).
c) Estudo do ser humano como totalidade nas situações concretas e em seus vínculos interpessoais ( presentes e passados). A partir deste terceiro enfoque conceitual e metodológico, odesenvolvimento cumpriu-se ampliando os âmbitos em forma progressiva:
a) âmbito psicossocial (individual)
b) âmbito sócio- dinâmico (grupos).
c) âmbito institucional (instituições)
d) âmbito comunitário (comunidade).
A diferença entre psicologia individual e social não reside no âmbito particular que abarcam uma e outra, mas sim no modelo conceitual que cada uma delas utiliza, por isso diziaanteriormente que se impõe uma passagem dos enfoques individuais aos sociais no duplo sentido de reforma dos modelos conceituais e ampliação do âmbito de trabalho.
Quando falo de modelos da psicologia individual, refiro-me ao fato de que os membros caracterizam-se fundamentalmente por partir dos indivíduos isolados para explicar as agrupações humanas e aplicam a estas ultimas as categoriasobserváveis e conceituais que correspondem (organismo, homeostase, libido, etc.) Quando estuda das instituições abarca três capítulos fundamentais em estreita relação e interdependência, mas que podem ser caracterizadas de seguinte forma:
Estudo da estrutura e dinâmica das instituições;
Estudo da psicologia das instituições;
Estratégia do trabalho em psicologia institucional refere-se aos modelos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Institucional
  • Institucional
  • Institucional
  • Psicologia institucional
  • Avaliação institucional
  • Análise institucional
  • Caracterização institucional
  • Analise institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!