INSPER CMM28 Paletas silvio v3

Páginas: 31 (7599 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015


INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa



Projeto de Cliente e o Mercado I e Comportamento do Consumidor








GABRIELA GATTI
HARRISSON SOUZA
JULIANA JORDÃO
PEDRO GATTO LEME
RICARDO ZACCHELLO



PALETAS MEXICANAS



















São Paulo
Junho/2015
índice
1. Resumo 4
2. Introdução 5
3. Metodologia 5
3.1 Objetivo Geral 6
3.2 Objetivos Complementares 6
3.3 Metodologia de pesquisa 6
4.Resultados 6
4.1 Etapa Qualitativa 7
4.2 Etapa Quantitativa 8
4.2.1 Análise dos Resultados 8
4.2.1.1 Análise Exploratória 8
4.2.1.2 Correlação de Pearson 9
4.3 Segmentação 10
5. Plano de Ação de Marketing 12
6. Conclusão 13
7. Recomendações 16
7.1 Filas 16
7.2 Identidade visual 16
7.3 Sabores 17
7.4 Preços 17
7.5 Sustentabilidade do negócio no longo prazo 17
8. Referências Bibliográficas 18
9. Anexo1 19
10. Anexo 2 24
11. Anexo 4 28
12. Anexo 5 77
13. Anexo 6 78
14. Anexo 7 83
15. Anexo 8 89

1. Resumo
O trabalho tem como objetivo o levantamento e a descrição do processo decisório do consumidor final, jovens adultos com idade entre 20 a 30 anos, em sua compra de paletas mexicanas.
Diante de tal cenário foi realizado um estudo composto por uma pesquisa qualitativa, com 14 entrevistas emprofundidade, conversas individuais com abordagem e investigação mais profunda sobre sorvetes, e uma pesquisa quantitativa, um questionário aplicado que contamos com 108 respostas que foram analisadas posteriormente. Foi constado que a curiosidade foi o principal fator no processo decisório de compra desse novo produto tendo o recheio a principal novidade destacada. Em desfavor ficou evidenciado oalto valor do preço cobrado no produto, sendo que foi sugerido pelos clientes diminuir o preço da paleta.
Após estudo e análises estatísticas, os consumidores foram classificados em três segmentos distintos, sendo: Simplistas, Baixa Acessibilidade e Premium, e também se pode afirmar que as Paletas Mexicanas, apesar de terem apresentado um bom desempenho no mercado com seu lançamento, serão uma modapassageira e não se firmaram como um top of mind, de consumidores de sorvete.

2. Introdução
A Paleta Mexicana, como foi apelidada aqui no Brasil, é originária do México e hoje já se adaptou ao consumo em nosso país. O doce é um tipo de sorvete produzido geralmente a partir de frutas e com um modo de preparo mais artesanal. O nome vem do espanhol "palo" ou "bastão", seguido do sufixo diminutivo"-ea", em referência ao palito que é congelado dentro de cada sorvete. As lojas, quiosques ou carrinhos, onde são vendidas, são conhecidas como "paleterias" e seus vendedores chamados de "paleteros".
Devido ao seu crescimento e rápida expansão no país, surgiram alguns questionamentos para entender a real demanda deste produto. Porque elas entraram tão forte no mercado? Quem são os grupos deconsumidores? Veio para ficar ou será só uma moda passageira? Usamos estes e mais perguntas para realizamos este estudo.
Procuramos aprofundar nossos conhecimentos e entender melhor o perfil deste consumidor. Se sua escolha no momento da compra se dá por uma questão de gosto, moda ou curiosidade, entender se esse comportamento é sustentável, compensando um investimento em uma marca de paletas. Como é apercepção do mercado, se os brasileiros identificam e classificam lojas e marcas de paletas, bem como o produto em si quando comparadas a outros tipos de sorvetes. Identificar quais são os atrativos de paletas para os brasileiros.
Para entender e responder tantos pontos, aplicamos dois tipos de pesquisas com um grupo de consumidores do produto, qualitativa e quantitativa. Assim conseguimos traçar operfil deste consumidor e analisar a vida útil desta novidade no mercado brasileiro.
Conseguimos com esse estudo responder essas e outras questões que surgiram, para desenharmos o futuro deste mercado recente e queridinho dos consumidores.

3. Metodologia


3.1 Objetivo Geral

Entender os consumidores de paletas mexicanas e classifica-los, bem como comprovar se paletas mexicanas caíram no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Insper
  • silvio
  • silvio
  • Silvio
  • Silvio
  • Silvio
  • Silvio
  • Silvio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!