indisciplina

Páginas: 21 (5189 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
UNIASSELVI-PÓS

MARIA LUCINETE PEDROSA SOARES





A INDISCIPLINA DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA BASTOS RAMALHO EM CARAUARI














CARAUARI-AM
2014
MARIA LUCINETE PEDROSA SOARES









A INDISCIPLINA DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA BASTOS RAMALHO EM CARAUARI

Relatório deEstágio, apresentado como requisito parcial para conclusão de curso de Especialização em Psicopedagogia em convênio entre as instituições Centro Universitário Leonardo Da Vinci e UNIASSELVI Sociedade de Pós-Graduação LTda.

Orientador: Gilmar Girão Leite








CARAUARI-AM
2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 5
2.1. Fundamentação Teórica 6
2.2. Coleta dedados e interpretação 6
2.3. Registros das Intervenções Psicopedagógicas 9
2.3.1. Intervenção 1 9
2.3.2. Intervenção 2 10
2.3.3. Intervenção 3 11
2.4. Aproximações diagnósticas (análise dos resultados) 12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
4. REFERÊNCIAS 13






1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho se deu pela observação de estágio em uma sala de aula de uma escola municipal em Carauari queestá situada à Rua Francisco Lira S/N esquina com o José Bezerra Bairro Nossa Senhora de Fátima, tendo como vizinhança casas residenciais e 02 escolas, sendo 01 municipal e outra estadual.
A Escola Maria Bastos Ramalho foi criada em 06 de julho de 1994 pela Lei nº 0754, pelo ex-prefeito Bruno Luiz Litaiff Ramalho contendo 02 salas de aula, 01 cozinha, 01 depósito de merenda, 01 secretaria e 02banheiros: 01 masculino e 01 feminino. Em 1998 no governo Gilberto Rufino de Oliveira Júnior, a escola passa por uma reforma constituída por 04 salas de aulas, 01 cozinha, 01 depósito de merenda, 01 secretaria que é diretoria ao mesmo tempo e 02 banheiros (01masculino e 01 feminino) e 01 pequena dispensa.
No ano 2010 na gestão do Sr. Francisco Costa dos Santos a escola passa novamente por uma reformade maior ampliação contemplada com mais 02 banheiros, 01 laboratório de informática, 01 sala para professores, que serve também para reforço escolar e sala de leitura. Para melhor atender as crianças na hora do lanche, foi construído um refeitório. Atualmente a mesma é constituída por: 04 salas de aula, 04 banheiros 01 laboratório de informática, 01 sala para professores, 01 depósito onde éguardada a merenda escolar, 01 dispensa onde são guardados materiais de esporte e lazer, 01 cozinha, 01 secretaria e 01 refeitório e recentemente foi construída uma quadra onde são realizadas atividades extraclasses. A mesma atende o Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano organizada em ciclos funcionando nos turnos matutino e vespertino. Atualmente atende uma demanda de 223 alunos e tem em seu quadrodocente de 01 gestora, 15 professores de nível superior que recebem assistência de um apoio pedagógico igualmente graduado, 02 administrativos, 07 serventes e 03 vigias.
Atualmente a escola está a cargo da Srª. Naize Maria Pedrosa Serafim graduada em Normal Superior. O nome Maria Bastos Ramalho, foi dado em homenagem à senhora de ilustre família carauariense. Filha de Firmino Coelho Bastos e D. MariaAssunção Bastos.
A senhora Maria Bastos Ramalho dedicou sua vida ao lar e ao pequeno comércio que possuía e veio a falecer em 28 de outubro de 1987. Atualmente a escola não oferece aos alunos um ambiente físico favorável à aprendizagem, pois, as salas não são climatizadas e são pequenas para o número de alunos que recebe, ainda deixa a desejar, pois falta um espaço para as reuniões com os pais,uma biblioteca, pois, a mesma funciona na sala dos professores onde também acontecem as aulas de reforço.
O alunado da referida escola está na sua grande maioria abaixo da linha da pobreza, subnutrido com desenvolvimento físico não compatível com a idade. São crianças que não têm acesso a bens ou lazer apropriados às suas idades, acabam vivendo precocemente uma vida adulta, porque também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indisciplina
  • indisciplina
  • INDISCIPLINA
  • Indisciplina
  • INDISCIPLINA
  • Indisciplina
  • Indisciplina
  • indisciplina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!