indicadores sociais

Páginas: 13 (3237 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

Carla andrea teixeira






A ELABORAÇÃO DE UM DIAGONÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS











Cidade
Belo Horizonte -MG
2013


Carla Andrea teixeira








A ELABORAÇÃO DE UM DIAGONÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIADOS INDICADORES SOCIAIS








Trabalho apresentado ao Curso Serviço Socialda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Professores:Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kemkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi, Valquiria A. Dias Caprioli.





Belo Horizonte-MG
2013

Sumário

1- Introdução
2- Desenvolvimento
3- Conclusão
4- Referencial Bibliográfico1 Introdução

Os indicadores sociais são estatísticas sobre a realidade social da vida de um determinado local, estado ou país, caracterizando o estado social, permitindo saber seu nível de desenvolvimento.
Os indicadores são aspectos, modos estabelecidos em um dado momento que tem relação uns com os outros, fazem sentido para compreender a progressão de um município, estado ounação.
Sendo a saúde, educação, mercado de trabalho, demográfico, habitação, segurança pública, infraestrutura urbana, renda e desigualdade um dos indicadores mais pesquisados para classificar a realidade social. E através dos estudos das estatísticas sociais e diagnostica da realidade social os governantes podem formular políticas públicas voltadas para a sociedade, bem com a atuação do serviçosocial, como profissão, atender as diferentes demandas que surgem relacionados a carências de bens e serviços públicos frente à miséria, à pobreza e desigualdades sociais.
Tal pesquisa é realizada por instituições de confiabilidade, priorizado à qualidade de levantamento de dados a serem avaliados como IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ), PNAD, DATA SUS, Ministério da Educação,Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Ministério da Fazenda.























2- Desenvolvimento
A região metropolitana de Belo Horizonte abrange um território de 9.164,10 Km² e abrigava uma população de 4.939.053 de habitantes em 2007. Isso faz da metrópole mineira a 3ª mais populosa e a 7ª mais povoada (densidade demográfica de 538,95 habitantes/km²)entre as 11 áreas metropolitanas brasileiras. A capital, Belo Horizonte, Concentra 48,3% da população metropolitana (2,4 milhões de habitantes) sendo seguidos pelos municípios de contagem (12,4%), Betim (7,1%) e Ribeirão das Neves (5,7%) os mais populosos da região. Esses quatro municípios somados com os de Santa Luzia (5%), Ibirité (3%) e Sabará (2%) concentram, aproximadamente, 86% da população daregião metropolitana, seno os 14% restantes distribuídos entre os outros 27 municípios. A região metropolitana de BH configura-se como a 3ª mais populosa e a 7ª mais povoada do Brasil. Embora Belo Horizonte concentre cerca de 48% da população metropolitana, na ultima década, entre os seis municípios mais populosos, cinco apresentam crescimento populacional superior ao da capital mineira, o quetrará implicações futuras para a governança metropolitana no âmbito institucional e futuro poli centrismo.
O Serviço Social como profissão atua junto aos indicadores sociais, a fim de promover mudanças que tem como objetivo maior o alcance do projeto societário.
Trabalho e Renda
A RMBH possui a segunda menor taxa de desemprego entre todas as Regiões Metropolitanas brasileiras, com 8,7% dapopulação economicamente ativa procurando trabalho. Observa-se que nos últimos anos, a RMBH registrou uma trajetória diferenciada quando comparada a média das metrópoles nacionais. No final dos anos 90, a taxa de desemprego da RMBH superava a média nacional, situação que foi revertida de forma acentuada nos anos seguintes. No tocante as relações de trabalho, cabe destacar que o trabalho por conta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indicadores sociais
  • Indicadores sociais
  • indicadores sociais
  • Indicadores Sociais
  • Indicadores sociais
  • Indicadores sociais
  • INDICADORES SOCIAIS
  • Indicadores sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!