Resenha Martin Luther King

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
“I have a dream that one day every valley shall be exalted, and every hill and mountain shall be made low, the rough places will be made plain, and the crooked places will be made straight; "and the glory of the Lord shall be revealed and all flesh shall see it together."
“Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serãoaplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne poderá vê-la junta.”
“I have a dream” – Martin Luther King Jr.
Protestos não violentos baseados nos princípios de Mohandas “Mahatma” Gandhi, marchas pela capital e pelas cidades mais afetadas pelo preconceito e segregação. Liderança até a morte da Conferência de Liderança Cristã do Sul (SCLC).Prêmio Nobel da Paz pela ação insistente e devotada pelos direitos de liberdade dos negros. Críticas às ações dos EUA no Vietnã. Pastor e ativista político. Este foi Martin Luther King Jr. Um defensor dos negros, do amor incondicional entre todas as pessoas e da igualdade geral. Dono do eleito melhor discurso do século XX (I Have a Dream), inteligente, estrategista e discursista.
100 anos depoisda assinatura por Lincoln da Proclamação de Emancipação, que aboliu a escravidão dos Estados Unidos, os negros continuavam a sofrer. Pela herança dos conceitos, pelo anexo da imagem negra à imagem da pobreza, pela dificuldade que os brancos viam em “descer” ao nível dos negros ou de elevar os mesmos. Dentre esta simples complexa situação, quem foi Martin Luther King Jr? Não apenas um líder derevolução. Como boa parte das revoluções com líderes, estes não devem parecer líderes. Mesmo com sua morte (mesmo com Gandhi), suas ideias, peculiaridades, rotinas e crenças são passadas ao povo, que adquire características parecidas, como uma única unidade.
Mas além de líder, Martin Jr. Foi também um speecher (discursista). Seu discurso famoso nos degraus do memorial Lincoln fez história. Não apenaspara os que viviam aquela época, mas a todos os quem tem contato com suas firmes ideias de liberdade e igualdade, com argumentos baseados nas raízes americanas. Utilizando sua fé em Deus e sua proximidade com o povo, levava multidões à rua para marchas não violentas contra a segregação. Desde jovem questionava sobre as diferenças.
Mas devemos mesmo aceitar a verdade imposta de que ele apenasviveu no povo e ao povo? Não devemos considerar que quase a totalidade das “boas ações” da história perante massas populares tiveram intenções puramente políticas? Nada podemos afirmar, pois os melhores estrategistas não deixam transparência plena em suas ações. Mas podemos nos indagar de que seu discurso, principalmente o ao favor do Vietnã, teve como objetivo principal destruir a imagem dos EUApara que os negros fossem contemplados? Nada podemos deduzir.
“Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos,para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado. “

"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. 

Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, 

De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!"
Sua estratégia econhecimento sobre o simples sistema de revoluções de Gandhi que faziam com que o governo tomasse medidas equivocadas e perdesse o apoio do resto do povo, pode ser apontada pelos protestos em Alabama (1961-1962), em que não houve sucesso graças a ações prudentes das autoridades, evitando perca de notoriedade com o povo, assim mantendo os pilares do governo (crença do povo).
Baseando seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Martin luther king
  • Martin Luther King Jr.
  • Biografia martin luther king
  • Martin Luther King Jr
  • Martin luther king
  • martin luther king
  • Martin luther king
  • Martin luther king day

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!