INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO Diversidade e Currículo

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ATD1 ATD 1 - Período de realização: de 08 a 21 de setembro 2ª etapa: Texto online, deverá ser elaborado um texto, com até 200 palavras, com fonte arial 12, onde conste: 1. uma situação didática ocorrida no dia-a-dia em uma de suas aulas, como aluno ou como professor. 2. uma proposta para trabalhar com a diversidade de alunos nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Obs:Lembre-se de pesquisar o documento do MEC "INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO" Fique atento, pois esta é a parte da ATD 1 que será avaliada e resultará a nota de até 1,0 ponto (um ponto)



http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf


ATD1 Elabore uma redação: De acordo com os estudos de casos apresentados no fórum, podemos afirmar que as teorias são reveladas nas práticas educativas dosprofessores? Qual é a relação que existe entre as práticas educativas e as teorias de educação? Elabore uma redação com, no máximo, 100 palavras. As questões servem para nortear suas reflexões e direcionar a elaboração do "texto online”, não se trata de um questionário e deve ser postada dentro do prazo determinado.

ATD1 - Quando Você Encontrar Uma Pessoa Deficiente ... Olá aluno (a), Aatividade 01 pede que: 1º Faça a leitura do texto abaixo. 2º E responda as duas questões ao final do texto. Quando Você Encontrar Uma Pessoa Deficiente ... Tradução livre e adaptação de folheto publicado por Henry Enns, do Canadá Muitas pessoas não deficientes ficam confusas quando encontram alguém que é "diferente". Uma pessoa que tem medo de dizer alguma coisa "errada" a uma pessoa deficiente pode atéevitar uma comunicação. Este mal estar pode ser evitado se pessoas deficientes e não deficientes se virem e interagirem mais freqüentemente no trabalho e na sociedade. Grande parte desse mal estar é causado pela falta de informação a respeito da deficiência. Já que muitas pessoas não deficientes (e mesmo alguns deficientes) não estão conscientes das implicações da deficiência, é importante quetodos sejam pacientes e mantenham abertas as comunicações. Quando alguém age de maneira inadequada, é bom lembrar que todo mundo comete erros de vez em quando, e tentar lidar com a situação com humor e delicadeza. Aceite o fato de que a deficiência existe. Não tomar conhecimento de uma deficiência é o mesmo que não tomar conhecimento do sexo ou da altura de alguém. Mas fazer perguntas pessoais arespeito da deficiência seria impertinente, enquanto não houver um relacionamento mais próximo, que torna mais natural este tipo de pergunta. Trate a pessoa deficiente como uma pessoa saudável. Quando alguém tem uma limitação funcional, isso não quer dizer que a pessoa seja doente. Algumas deficiências não trazem problema de saúde. Em alguns casos, a pessoa deficiente pode reagir às situações de ummodo não convencional, ou ainda, pode dar a impessão de que não está tomando conhecimento da sua presença. Lembre-se de que ela pode não ouvir bem, ou ter outra deficiência que afete os movimentos ou dificulte o contato. Fale sempre diretamente com a pessoa deficiente, não com terceiros, por exemplo, um acompanhante ou um intérprete. Ao caminhar ao lado de uma pessoa usando bengala ou muletas,procure acompanhar seu ritmo. Oferça ajuda, se quiser, mas espere que seu oferecimento seja aceito, antes de ajudar. Se a pessoa precisar de ajuda, vai aceitar sua oferta e explicar exatamente o que você deve fazer para ser útil a ela. Quando você encontrar um deficiente visual... Se parecer que o deficiente visual está precisando de ajuda, identifique-se e faça-o perceber que você está falando comele. Para guiar um deficiente visual, espere que ele segure no seu braço; o deficiente visual irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando. Para fazer o deficiente visual sentar, guie-o até a cadeira e coloque a mão dele no braço ou no encosto da cadeira, e deixe que a pessoa sente-se sozinha. Fique a vontade para usar palavras como "veja" e "olhe". Nem você nem o deficiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDAGAÇÕES sobre currículo Diversidade e Currículo
  • Indagações sobre currículo diversidade e currículo
  • INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
  • Indagações sobre currículo
  • Indagações sobre o currículo
  • Indagações sobre curriculo no ensino fundamental
  • Síntese do texto: “indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura”
  • DIVERSIDADE E CURRÍCULO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!