INCLUSAO

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 3º SEMESTRE


RAQUELLI SOPRANI












DIVERSIDADE E A INCLUSÃO





















Sooretama
2014



RAQUELLI SOPRANI











DIVERSIDADE E A INCLUSÃO
















Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina de Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III. - 3º semestre.











Sooretama
2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o tema da diversidade e inclusão escolar, assim como as questões ligadas ao currículo e formaçãode professores para o exercício dessa prática inclusiva e aberta a diversidade. Temas bastantes relevantes na atualidade, já que o tempo presente reclama pela construção cada vez mais de escolas inclusivas e abertas a diversidade. A escola ocupa um espaço importante no processo de educação e socialização das novas gerações. Neste sentido, representa também local privilegiado para reflexão,discussão e promoção da diversidade, inclusão de pessoas com deficiência. Por isso, a luta e o esforço de inúmeros pensadores, educadores e políticos na construção de uma escola para Todos, aberta a diversidade e inclusiva de pessoas com deficiência.






















DESENVOLVIMENTO

Percebe-se, entretanto, na nossa pesquisa, que os professores valorizam a diversidade erespeitam a diferença de cada aluno, não apenas na teoria, mas também em suas práticas, porém ao responder em nome da escola essa diversidade deixa um pouco a desejar, pois, o ensino por ela proposto se torna expositivo e unilateral.

É importante ressaltar que a implantação do projeto “DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA” tem sido feita de forma gradativa com os alunos incluindo as turmas de classeespecial, e sua execução acontece por meio de aulas expositivas, dinâmicas, músicas e vídeos voltados para as questões de GÊNERO, SEXUALIDADE e RAÇA.

O projeto foi idealizado a partir de demandas apresentadas pela sociedade no que diz respeito à diversidade e sua importância dentro do ambiente escolar.Como o preconceito, as discriminações atacam fisicamente ou enclausuram um colega, além de pôrapelidos grosseiros.

Esse tipo de perseguição propositada absolutamente não pode ser afrontado só como uma brincadeira natural da faixa etária ou como algo comum, a ser desconhecido pelo professor. É extremamente mais sério do que semelha.

O preconceito, a discriminação e bullying são tratados com muito cuidado, apresentamos algumas maneiras: Conversar sobre a deficiência do aluno comtodos na presença dele, Adaptar a rotina para facilitar a aprendizagem sempre que necessário, Chamar os pais e a comunidade para falar de bullying e inclusão.

Exibir filmes e adotar livros em que personagens com deficiência vivenciam contextos positivos, Focar as habilidades e capacidades de aprendizagem do estudante para integrá-lo à turma, projeto de ação e prevenção contra o bullying.

Ésentido nas entrevistas o esforço dos professores no exercício de sua profissão, eles buscam ao máximo fazer o que é melhor, mas um pouco perdidos por não ter onde se apoiar, ferramentas que os façam trabalhar com excelência, eles se cobram quanto ao seu papel, sabem da necessidade que possuem e muitas vezes não tem a quem ou ao que recorrer.

A escola não apresenta o atendimento educacionalespecializado. Justificando que a fundação de salas de recursos multifuncionais em escolas públicas de educação básica refere-se à doação, pelo Ministério da Educação, de equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade destinados a atender as especificidades educacionais de estudantes com deficiência.

As salas de recursos multifuncionais apoiam o desenvolvimento do Atendimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO
  • inclusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!