inclusão

Páginas: 10 (2429 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Acadêmico Marcio Cezar Flamini
Professor Felipe Comitre
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi (Polo de Mairinque)
Curso de Licenciatura/Ciências Biológicas Ged 160 - Inclusão
04/02/2014



RESUMO

Através de pesquisas, leituras e análises por diferentes autores, pretende-se no presente artigo abordar osaspectos relevantes sobre o tema abordado. No entanto, percebe-se que nas últimas décadas muito se tem debatido sobre um sistema educacional inclusivo, sendo as esferas política, cultural, social e pedagógica, tendo como grande participação no desenvolvimento. Diante disso, esse estudo tem como temática central a visão histórica da educação inclusiva no Brasil mostrando as dificuldades das famílias,obtendo como objetivo discutir os avanços sociais, pedagógicos que vêm ampliando esse cenário. Mais especificamente, mostra o analise da educação especial atualmente, apontando questões ligadas a legislação e à inclusão social e escolar das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

Palavras-chave: Educação inclusiva. Família. Legislação.

INTRODUÇÃO

Há muito tempo vemse discutindo o modo de ensino para as pessoas com deficiência possam participar e integrar a sociedade de modo justo, esta discussão atende se desde o ensino básico até o ensino médio, está discussão e preocupação está presente nas diversas áreas de desenvolvimento humano.
Ao longo do tempo as pessoas com deficiência começaram a receberem olhares diferentes e uma atenção maior aodecorrer da história da educação, tendo como precursor a Declaração de Salamanca e a lei de Diretrizes e Bases 9394/96, ambas afirmam que todas as crianças tem direito a frequentar as escolas regulares.” A violação de direitos é, sem dúvidas um dos mais significativos entraves da democracia e a paz”. (Carvalho 2000, p.19).
Na década de 70, as escolas comuns começaram a um processo deintegração dos alunos com deficiência nas escolas comuns acreditando que esses alunos conseguissem a se adaptar aos métodos de ensino impostos pela escola regular. Essa adaptação normalmente não acontecia devido à falta de estrutura e preparação dos professores para esse desafio se concretiza-se. Apenas no final da década de 80 após a nova constituição federal de 1988, é que presenciamos osprimeiros passos rumo a educação inclusiva no Brasil, pois há necessidade de existir uma única forma de educação e para isso não pode ter preconceito independentemente de cor, raça, etnia e deficiência, a Legislação Brasileira estabelece o direito de todos a, sendo o direito do Estado e da família promove-la sempre.
No artigo que iremos ver, inicialmente vamos analisar o conceito sobreeducação inclusiva, em um segundo momento iremos analisar o contexto histórico sobre educação inclusiva no Brasil, mostrando o papel fundamental da família nesse desafio, observando paralelamente a Legislação e sua transformação ao decorrer da história.

CONCEITO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Inclusiva proporciona a interação, socialização e a própria construção do conhecimento, onde háoportunidade de todos de se preparar para assumir diferentes papéis na sociedade, segundo SASSAKI (1997, p.41) inclusão é:
Um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. (...) Incluir é trocar, entender, respeitar, valorizar, lutar contraexclusão, transpor barreiras que a sociedade criou para as pessoas. É oferecer o desenvolvimento da autonomia, por meio da colaboração de pensamentos e formulação de juízo de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.

Conceitua-se educação inclusiva através da interação, socialização e a própria construção do conhecimento. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO
  • inclusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!