SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA ARQUEOLOGIA

Páginas: 10 (2277 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



ARQUEOLOGIA


TEMA:
SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA ARQUEOLOGIA





Sala nº 8
2º Ano
História/Pós-laboral A Docente:
J. de Matos




BENGUELA, MAIO DE 2014




REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELADEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



ARQUEOLOGIA


TEMA:
SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA ARQUEOLOGIA




Elaborado por:
Valdez
A Docente:
J. de Matos




BENGUELA, MAIO DE 2014
PENSAMENTO
Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.
Machado Assis
DEDICATÓRIADedico este modesto trabalho às pessoas que fazem do ensino e aprendizagem o seu dia-a-dia neste vasto campo do saber.
Dedico também a todos que de forma directa ou indirecta contribuiram para que este trabalho fosse realidade.


AGRADECIMENTO
É com elevada honra e estima que temos a agradecer em 1º lugar ao meu companheiro de luta, aconselhador incansável Deus todo-poderoso, sem esquecera professora da cadeira, pela sua maneira de transmitir os seus conhecimentos.
A todos aqueles que directa ou indirectamente fizeram com que este trabalho fosse uma realidade, a todos o meu muito obrigado.

ÍNDICE




INTRODUÇÃO
Fruto da imensa acumulação de materiais cada vez mais variado e das tentativa de resolver os novos problemas levantados pelos achados, apareceram disciplinacorrespondente as áreas de civilizações e dentro das quais se especializaram os arqueólogos. A que recordar que a existência destas (Arqueologias) não retira a ciência arqueológica o seu carácter fundamental, a sua cientificidade e sua unidade. Quando se trata de sociedades do passado as quais não haviam desenvolvido alguma forma de escrita, as únicas evidências que corroboram para a reconstituiçãoda vida destas sociedades são os restos materiais. A disciplina que estuda o homem pelos restos materiais é a Arqueologia.
Este trabalho tem objectivo de ampliar o conhecimento sobre a ciência vinda da nossa pré-história, Arqueologia. Como funciona, sua finalidade, suas etapas e contribuição para nosso cenário actual da história. Traz a todos que mergulham nessa ciência, um pouco do queaconteceu no nosso antepassado até dos dias de hoje. Este trabalho mostra o estudo sobre comportamento humano desde a antiguidade.




A arqueologia
Definição
A arqueologia é uma ciência que estuda a cultura material e imaterial de povos de qualquer época, passada ou presente. Busca a relação do ser humano com a natureza por meio de uma abordagem interdisciplinar para explicar seu objecto deestudo que são artefactos reconstituíveis pelo trabalho de escavação e restauração por parte do arqueólogo.

Objecto de estudo
Arqueologia tem como objecto de estudo os artefactos (pontas de flecha, ornamentos, estatuetas, vasos etc) e vestígios (ossos humanos, ossos de animais caçados, pinturas rupestres, fogueiras etc) deixados pelas populações humanas do passado, a maioria já extintas. Istodiferencia a Arqueologia tanto da História (que lida com documentos escritos e tradições orais) como da Antropologia (que lida com populações vivas).

Objectivos de estudo
Os objectivos da Arqueologia como disciplina não se limitam à simples descoberta desses artefactos. A análise do objecto, sua constante interpretação e as múltiplas significações que ele pode tomar a partir dessa análise é olado mais rico dessa prática. O objectivo final é o entendimento da sociedade geradora daquela cultura material. Que motivações levaram os homens e mulheres a produzirem esses materiais? Qual era a sua funcionalidade? O que isso pode implicar no nosso conhecimento sobre essas sociedades? Tudo isso pode ser pensado a partir de um estudo da cultura material.
É uma disciplina que não pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O surgimento e o desenvolvimento da sociologia
  • Surgimento e desenvolvimento do Turismo
  • Ginástica/ Desenvolvimento / Surgimento
  • Desenvolvimento da Psicologia no Brasil e o surgimento
  • Estado moderno-surgimento e desenvolvimento
  • Sociologia, surgimento e desenvolvimento
  • o surgimento da psicologia e seu desenvolvimento no Brasil
  • O surgimento e o desenvolvimento da vida urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!