importante

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O que são lipídios 
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composiçãodos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.
 Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).Funções dos lipídios
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelosglicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas queocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Podemos classificar oslipídios em dois tipos:
– Óleo: São o que chamamos de substâncias insaturadas.
– Gorduras: Chamadas de substâncias insaturadas.
Elas podem ser encontradas em diversos alimentos, tanto de origem animalquanto vegetal. Para citar exemplos clássicos podemos falar do abacate e do coco, nos casos frutíferos, e da soja, carne, leite e seus derivados, no caso animal, além da gema do ovo.
Todos os seres vivospossuem a capacidade de sintetizar os lipídios, porém, é muito importante salientar que determinada classe desses lipídios só podem ser sintetizadas por vegetais, os animais não possuem estacaracterística, como é o caso dos ácidos graxos essenciais e das vitaminaslipossolúveis.
Os lipídios que mais se destacam são os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos:
Cerídeos: classificamos como cerídeos aqueles que chamamos de lipídios simples. Podem ser encontrados na cera produzida pelas abelhas, na construção da colmeia; na superfície das folhas, cera de carnaúba e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importante
  • importante
  • importante
  • IMPORTANTE
  • importante
  • Importante
  • IMPORTANTE
  • Importante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!