identidade cultural

Páginas: 6 (1314 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Resenha do texto: Identidade Cultural
Autor: Kênia Kemp

Pensando socialmente, consideremos que o conceito de identidade é atravessado por outros, como grupo social e cultura. Entretanto, a partir de um certo momento de nossa trajetória pessoal de vida, é possível negociar com essas limitações anteriores, pois a cultura é pautada pelo movimento.
Esse movimento de manipulação de coisaspreviamente dadas pelo ambiente social deve-se à nossa capacidade de re-significar experiências, mesmo que repetitivas. Assim, falamos de constituição das identidades como “processos de identificação”: as experiências cotidianas nunca cessam de proporcionar situações que nos demandam escolhas e posicionamento em relação a condutas e valores, tanto os pessoais como os alheios. Nós e os outros, ossemelhantes e os diferentes: as noções que construímos socialmente de igualdade e diferença são a moeda do jogo de construção de identidade.
Considerando os fatores que interferem nesse processo: a categoria de idade, a participação em grupos, o desempenho de papéis socialmente reconhecidos.
Tais fatores são responsáveis pela construção da identidade que cada sujeito se atribui, bem como a que osoutros reconhecem em alguém, e que nem sempre são coincidentes. Identidade nacional, de classe, de grupo, profissional, de gênero: todas elas nos remetem à forma como os sujeitos percebem e participam de suas culturas.
Biologia, psicologia e antropologia: As rotulações sociais fazem parte de um jeito de categorizar as identidades culturais na sociedade contemporânea e resultam de uma combinaçãocomplexa entre origens biológicas, opções sexuais, padrões de consumo, tradicionalidade, idade, classes sociais, localização geográfica, e muitas informações de senso comum. Na vida em sociedade utilizamos constantemente essas referências, seja para afirmar nossa identidade, seja para localizar o outro. Ao lado dessas práticas, há várias maneiras de pensá-las. Algumas versões disciplinares sediferenciam da antropologia e demarcam questões específicas.
Biologia: A definição biológica da identidade dos indivíduos enfatiza a herança genética, da qual derivam as várias raças humanas. O conceito de raça encontra-se praticamente banido das ciências humanas e principalmente da antropologia que a substitui pelo conceito de etnia.
Na antropologia, houve uma série de distorções que partiram datradução literal das teorias biológicas da evolução para explicar fatos de ordem cultural: a isso chamamos de evolucionismo. Uma das especialidades responsáveis pelo desenvolvimento desse pensamento evolucionista foi a antropologia física. Ela se especializa no conhecimento dos tipos humanos, sendo auxiliar da arqueologia na reconstrução de modos de vida e grupos sociais extintos e dos quaistemos apenas vestígios matérias. Assim, através da medição de crânios e da investigação quantitativa de outras partes do corpo humano, a antropologia física cataloga, mapeia e data muitos grupos, tentando conhecer como se deu biológica e territorialmente nossa evolução.
No final do século XIX e início do XX, o evolucionismo ganhou um crescente número de adeptos, predominando em quase todas as áreasde conhecimento. Conceitualmente, o evolucionismo caracteriza-se pela ideia de que algumas espécies possuem maior capacidade de se adaptar ao ambiente, daí o resultando sua evolução orgânica; existiria assim uma hierarquia entre as espécies, em que as mais hábeis e capazes sobreviveriam e as mais débeis se extinguiriam. Naquele momento, as teorias que serviram para mapear e datar serviram de basepara justificar a superioridade de algumas raças, às quais associavam-se “naturalmente” determinada cultura. Como certas raças eram julgadas superiores às outras, estava justificada a ideia de que algumas culturas também eram superiores.
Após a II Guerra Mundial, vários intelectuais convencidos do papel perverso cumprido pela ideologia evolucionista nos eventos promovidos pelo nazi-facismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identidade Cultural
  • identidades culturais
  • Identidade cultural
  • A identidade cultural
  • Identidade cultural
  • Identidade Cultural
  • Identidade Cultural
  • Identidade Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!