direito

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
APS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO

1 Conceitue o Direito.

Direito é o ramo das ciências sociais aplicadas que tem como objeto de estudo o conjunto de todas as normas coercitivas queregulamentam as relações sociais, ou seja, são normas que disciplinam as relações entre os indivíduos, desses para com o Estado e do Estado para com seus cidadãos, por meio de normas que permitam solucionar osconflitos. O termo direito provém da palavra latina directum, que significa reto, no sentido retidão, o certo, o correto, o mais adequado. O direito é, tradicionalmente, dividido em ramos, comoo direito civil, direito penal, direito comercial, constitucional, direito e outros, cada um destes responsável por regular as relações interpessoais nos diversos aspectos da vida em sociedade.

2 ODireito é uma ciência?
Sim, a ciência do direito é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. É uma disciplina que transmiteaos estudantes de direito um conjunto de conhecimentos relacionados com as normas jurídicas determinadas por cada país.
3 Explique as diferenças entre direito e moral.

O Direito é bilateral,enquanto a moral é unilateral: Essa distinção relaciona-se ao fato de que o Direito, ao conceder direitos, da mesma forma impõe obrigações, sendo pois uma via de mão dupla. Já a moral não, suas regras sãosimplificadas, impondo tão somente deveres, e o que se espera dos indivíduos é a obediência as suas regras.
4 O que é o direito positivo?

Direito positivo é o conjunto de princípios e regras queregem a vida social de determinado povo em determinada época. Diretamente ligado ao conceito de vigência, o direito positivo, em vigor para um povo determinado, abrange toda a disciplina da condutahumana e inclui as leis votadas pelo poder competente.

5 O que é o direito natural?

O conceito de direito natural traduz-se na existência de um direito fundado na natureza das coisas e, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!