HUmaniza SUS

Páginas: 2 (387 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
RESGATE HISTÓRICO: ENFERMAGEM E A ARTE DO CUIDAR

Antigamente, os hospitais eram considerados somente como abrigo de pobres e doentes que recebiam os últimos cuidados e aguardavam a morte.Segundo Martin(2003), os hospitais viviam em péssimas condições de uso devido as doenças e a falta de pessoas qualificadas, onde os ricos recebiam atendimento domiciliar e os pobres tinham que procurar oshospitais além de se tornarem objeto de experiência que resultavam em maior conhecimento sobre as doenças.
Graças a Florence Nightingale, houve grandes avanços na área da Enfermagem, onde as pessoasestudavam e eram classificados como auxiliares, técnicos e enfermeiros , devido a esse aperfeiçoamento os serviços prestados a população ia melhorando.Por volta do século XIX foi elaborada estratégiasque visam o bem estar do ser humano.A Enfermagem ganhou espaço na sociedade, sendo reconhecida pela sua importância.

1 MARTIN, L. M. A ética e a humanização hospitalar. Mundo da Saúde. São Paulo,v.27, n.27, abr./jun.2003
O enfermeiro tem varias responsabilidades importantes como supervisão da equipe, processos administrativos, todos diretamente ou indiretamente está associado a vida dopaciente.
De acordo com Baggio(2006)5, Devemos observar o paciente como um todo, não só sua patologia mas a historia de vida deste ser humano.O principal papel do enfermeiro é acolher e deixar o pacienteciente de todos os procedimentos, porque para equipe de enfermagem pode ser uma tarefa fácil, mas para aquele paciente que está ali indesejavelmente e longe de sua família as vezes pode se tornar opior lugar do mundo.
Todo o processo do cuidar tem que ser voltada ao paciente, onde o enfermeiro sente um a grande satisfação em realizar esses cuidados pois se coloca no lugar daquele paciente,criarvínculos é muito importante para uma recuperação melhor do enfermo.
Podemos estar prestando assistência e não estar cuidando.Cuidar significa, além de tudo, estar preocupado com o paciente, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humaniza sus
  • Humaniza sus
  • Humaniza SUS
  • Humaniza sus
  • HUMANIZA SUS
  • Humaniza SUS
  • Humaniza sus
  • Humaniza Sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!