Humanista

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
As 3 Forças da Psicologia
Behaviorismo: Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê". Nele o autor defende que apsicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Nesta época vigorava o modelobehaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estímulo, motor gerador do comportamento humano. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, que crê ser possível prever econtrolar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento – a conhecida experiência com o cachorro, que saliva ao vercomida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.
Psicanálise: A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratardesequilíbrios psíquicos. Este corpo teórico foi responsável pela descoberta do inconsciente – antes já desbravado, porém em outro sentido, por Leibniz e Hegel -, e a partir de então passou a abordar esteterritório desconhecido, na tentativa de mapeá-lo e de compreender seus mecanismos, originalmente conferindo-lhe uma realidade no plano psíquico. Esta disciplina visa também analisar o comportamento humano,decifrar a organização da mente e curar doenças carentes de causas orgânicas.
Humanista: A Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias deanálise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise. A realidade, para a Psicologia Humanista, deve ser exposta àtemporalidade, deve ser fluída e não estática, permitindo que ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idéia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • humanistas
  • Os humanistas
  • HUMANISTA
  • Humanistas
  • humanista
  • administraçpão humanista
  • Psicologia Humanista
  • Psicologia Humanista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!