Humanistas

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014



CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA


ESTUDO DIRIGIDO


RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES


TEXTO: “ética contemporânea – os anos 60 e o projeto de psicologia humanista”

1. O que foi o chamado Movimento do Potencial Humano?
Os anos 60, são lembrados pelo seu movimento contracultural. Jovens
de camadas privilegiadas rejeitavam todas as oportunidades desua classe social (consciência de classe) em prol de uma consciência da consciência. Atacava-se a sociedade capitalista e seus aparelhos materialistas, mecanistas e autoritários. Herbert Marcuse, aponta que a revolta dessa geração era contra o aparato tecnocrático programado para desmontar a imaginação, para tolir a criatividade e o pensamento livre. Segundo Marcuse, essa ideologia induzia a buscaimplacável pela eficiência que servia muito bem ao projeto capitalista.

São identificados o sistema de afirmação da individualidade e as brechas para a libertação desse. Justamente nessas brechas que o movimento de contracultura age, rejeitando a estrutura de pensamento da sociedade, propondo uma nova consciência, um mundo alternativo, uma nova era.

O Movimento do Potencial Humano surge coma proposta de uma revolução a partir das práticas existenciais imediatas, propondo novas formas de viver e a ampliação da visão homem. Livrando-se das repressões sociais, questionando e enfrentando o poder vigente, enfrentando um saber estabelecido como verdade a base da coação.

2. Qual a relação entre o Movimento do Potencial Humano e o surgimento da Psicologia Humanista?
Precisamosrecorrer aos estudos de Michel Foucault sobre as estruturas de saber e poder da modernidade para contextualizar essa relação. O capitalismo utiliza-se do modelo de Sociedade Disciplinar para normalização dos índividuos através de uma complexa maquinaria social. Aplicando esta tecnologia política ao poder, os meios de dominação e vigilância se inserem profundamente no tecido social, fabricando oíndividuo ideal para a sustentação do seu sistema de produção. Através do controle dos espaços, tempo, estudo e orientação de comportamentos e até mesmo as suas ideias, este aparato disciplina o corpo e suas energias produtivas. É interessante a este projeto um homem-máquina que possa ser transformado e aperfeiçoado conforme as necessidades do sistema.
Então, relacionar a filosofia foucaultiana com ofortalecimento das ciências humanas (em especial a psicologia) conseguiremos entender que as todas dimensões sociais estão permeadas desse poder disciplinante e que os saberes das psicologias colaboram diretamente com plano capitalista, promovendo o projeto de normalização do ser humano, fortalecendo os rituais presentes nas instituições que sustentam esse tipo de saber. Há a construção desse sabercomo verdade absoluta é feita com ajuda do “cientificamente comprovado”.
Ao mesmo tempo, nos EUA, surgiu a filosofia drop out (caia fora) que pregava que fosse desenvolvido o máximo potencial criativo (pelo meio de uso de drogas psicotrópicas e alucinógenas), fortes críticas ao establishment, a racionalidade científica e a ao modelo industrial. Na Califórnia, se consolidava o movimento hippie,onde havia a produção e promoção de práticas alternativas associadas ao misticismo que buscavam a paz, equilíbrio, a sabedoria e o refúgio como formas de combater o sistema. A intenção desses jovens era romper, de forma definitiva, o isolamento que era causado pelo estilo de vida moderno e contemporâneo.
A Psicologia Humanista surge nesse antagonismo com a cultura dominante, no questionamentodo cientificismo e racionalidade exacerbadas. Esse embate contracultural, em reposta e fazendo eco ao movimento do potencial humano, irrompem as práticas psicoterapêuticas que rejeitavam esse modelo “desumanizado”. Essa nova psicologia promove técnicas grupais, corporais, bioenergéticas, psicodramáticas, de massagem e baseadas na filosofia oriental.

3. Quais as principais características...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • humanistas
  • Os humanistas
  • HUMANISTA
  • humanista
  • administraçpão humanista
  • Psicologia Humanista
  • Psicologia Humanista
  • budismo humanista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!