historia do espirito santo

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Sudeste e tem como limites o a leste, a Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul, ocupando uma área de 46 077,519 km². É o quarto menor Estado do Brasil, ficando à frente apenas dos estados do Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro.
Sua capitalé o município de Vitória, e sua maior cidade, o município de Serra, fazendo do estado, ao lado de Santa Catarina, os únicos entre os estados brasileiros no qual a capital estadual não é a cidade mais populosa. Outros importantes municípios são Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Viana, e Vila Velha. O gentílico do estado é capixaba ouespírito-santense.
O nome do estado é uma denominação dada pelo Donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo. Como curiosidade dessa etimologia, merece destaque o Convento de Nossa Senhora da Penha, símbolo da religiosidade capixaba que abriga em seu acervo a tela mais antiga da América Latina, a imagem de Nossa Senhora das Alegrias.

Em 1535, quandoos colonizadores portugueses chegaram à Capitania Do Espírito e desembarcaram na região da Prainha, iniciou-se o primeiro núcleo populacional, denominado Vila do Espírito Santo. Devido aos ataques indígenas, o líder Vasco Fernandes Coutinho resolveu fundar outra vila, desta vez em uma das ilhas, que foi chamada de Vila Nova do Espírito Santo (Vitória), enquanto a antiga passou a ser chamada deVila Velha. Houve um tempo, conhecido por poucos, em que o Espírito Santo foi anexado à Bahia, tendo, portanto Salvador como capital.
Atualmente, a capital Vitória é um importante porto de exportação de minério de ferro. Na pecuária, gado de corte e leiteiro. Na indústria, produtos alimentícios, madeira, celulose, têxteis, móveis e siderúrgicas.
O estado também possui festas famosas, como a Festada polenta em Venda nova do Imigrante, a Festa da Penha em Vila Velha e o Festival de Arte e Música de Alegre.
AGRICULTURA
Na agricultura, destaque para o café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Importantes para a população, mas devido às características do clima e do solo diferenciados. Nas regiões a predominação de determinadas culturas ocorre em áreas distintas, quer parao norte quer para a zona da Serra, quer para o litoral.
CAFÉ: é o principal produto agrícola do estado, sendo cultivado em todos os municípios exceto na capital Vitoria. Em 1996, foram exportados pelo Porto de Vitoria 214,57 mil toneladas de café. a variedade conilon representa mais da metade do parque cafeeiro capixaba sendo também cultivado o café arábica.
O Espirito Santo é o maior produtorde café conilon e o segundo de café arábica.
RELEVO
O Pico da Bandeira, com 2 891,8 metros de altitude, é o ponto culminante do estado e o terceiro ponto mais alto do Brasil.
A maior parte do estado caracteriza-se como um planalto, parte do maciço Atlântico. A altitude média é de seiscentos a setecentos metros, com topografia bastante acidentada e terrenos arqueozoicos, onde são comuns ospicos isolados, denominados pontões e os pães-de-açúcar. Na região fronteiriça com Minas Gerais, transforma-se em área serrana, com altitudes superiores a mil metros, na região onde se eleva a Serra do Caparaó ou da Chibata. Aí, se ergue um dos pontos culminantes do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2 890m.
De forma mais esquemática, pode-se compor um quadro morfológico do relevo em cinco unidades:
Abaixada litorânea, formada por extensos areais, praias e restingas;
Os tabuleiros areníticos, faixa de terras planas com cerca de cinqüenta metros de altura, que se ergue ao longo da baixada e a domina com uma escarpa abrupta, voltada para leste;
Os morros e maciços isolados, que despontam no litoral e, em alguns locais, dão origem a costas rochosas, cujas reentrâncias formam portos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do espirito santo
  • Resenha A História do Espírito Santo
  • história do Espírito Santo
  • História do Espirito Santo
  • Forma Ao Historia Da Doutrina Do Espirito Santo
  • A história da Universidade Federal do Espírito Santo
  • História Festa do Divino Espírito Santo
  • Do espírito santo pelo espírito santo para o mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!