Historia do Bom Retiro

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Sumário




















1 - Introdução

1.1 - História do Bom Retiro

No século 19, a região do Bom Retiro, localizada entre os rios Tietê e Tamanduateí, era formada por algumas chácaras e sítios, como a "Chácara do Bom Retiro" que nomeou o bairro. Estas propriedades eram usadas como retiros de fim de semana pela população abastada da cidade, presentes nas várzeasdos rios, que inundavam constantemente, estabeleceram-se na região.
As atividades comerciais, concentradas na Rua José Paulino, não eram exercidas pelos italianos e sim por imigrantes portugueses e, às vezes, por turcos, sírios ou libaneses. A antiga Rua dos Imigrantes era passagem obrigatória para quem vinha do centro da cidade, o que propiciou o estabelecimento deste tipo de atividade na rua.
ARua José Paulino, além de ser conhecida por suas lojas, trás também em sua história um acontecimento especial para muitos paulistanos. Foi lá que o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1910 por operários, tendo como primeiro presidente o alfaiate Miguel Bataglia.
A partir dos anos 20, muitos judeus começaram a chegar ao bairro. Vindos, sobretudo da Rússia, Lituânia e Polônia, passarama exercer aqui o comércio.
A partir da década de 60, começaram a chegar os sul-coreanos ao Bom Retiro. Estes imigrantes passaram a comprar as principais lojas do bairro, sobretudo nos anos 80, quando se beneficiaram de uma lei de 1982, que anistiava imigrantes ilegais.
Atualmente, o Bom Retiro é uma mescla de várias culturas. O crescimento populacional impulsionou o comércio e a indústria,consolidando a característica até hoje. A rua José Paulino é uma homenagem ao coronel agricultor José Paulino Nogueira, presidente do Banco Comercial de São Paulo e diretor da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Vestuário feminino: No final do século XIX surgiu o período chamado de Belle Époque que durou até o inicia da Primeira Guerra Mundial ficou associado ao estado de espírito das pessoas eao bom viver na Europa da época. Exagerando nas penas, rendas e perolas as mulheres demonstravam certa ostentação. O romantismo da época fazia com que as saias fossem amplas e compridas nessa época, a Guerra novamente transformou as tendências. As mulheres sofreram limitações e tiveram que substituir os homens no mercado de trabalho. Devido a pobreza do continente na 2° Guerra Mundial surgiu umamoda de saias mais curtas e retas com tecidos mais simples, foi quando surgia a “masculinização” do movimento surgindo assim a roupa uni sexo. Com os “embalos de sábado à noite” chegou aos anos 80 com muito brilho a lycra juntamente com botas sapatos altos. Nos anos 90 verificamos que tendências antigas aparecem novamente com muita força no mercado, e assim continua a variedade de roupas quecompõem o vestuário feminino que ao longo do tempo sempre sofrerá suas mudanças.

2 - Visita de campo: Rua José Paulino
FOTO – BOM RETIRO

No dia 09/10/2013 as 12h10minh, fizemos uma visita a Rua José Paulino, fomos em busca de informações que pudessem nos trazer conhecimentos atuais sobre as vendas no segmento de vestuário feminino na rua tão reconhecida em nosso mercado.
A Rua José Paulino, a ruade compras feminina mais famosa do país, conta com mais de 400 lojas espalhadas pelos seus quatro quarteirões incluindo as galerias, gerando emprego para mais de 4.800 pessoas com carteira assinada. As lojas com roupas mais modernas estão no começo da rua, já no final ficam as que vendem peças mais sérias. A venda para o varejo acontece mais aos finais de semana.
Embora o bairro seja um polo daalfaiataria no Brasil, em que se encontram roupas para homens, mulheres e crianças, além da moda praia e roupa de festa é no segmento feminino que o Bom Retiro se destaca: cerca de 90% das lojas são destinadas a esse ramo. É lá também que as confecções lançam as tendências da moda.
3 - Entrevista com o lojista
FOTO DA LOJAS
Em entrevista a Cristina Ribbon (empresaria), perguntamos a ela:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brás e bom retiro história
  • Bom Retiro
  • Bom Retiro e seus imigrantes
  • Análise bom retiro
  • Comércio Bom Retiro
  • BOM RETIRO – Segundo Unidades de Informações Territorializadas (UITs)
  • Entrepartidas e Bom Retiro
  • HISTORIA DO BOM SAMARITANO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!