Bom Retiro e seus imigrantes

Páginas: 19 (4588 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2015
História do Bom Retiro e de seus imigrantes
Para falarmos do processo histórico de formação do Bom Retiro, começamos com uma reflexão dada por Carlos (1996, p.20):
“... deve-se pensar a história particular de cada lugar se desenvolvendo, ou melhor, se realizando em função de uma cultura/tradição/língua/hábitos que lhe são próprios, construídos ao longo da história (...) é a partir doestudo do lugar é que procedemos a análise geográfica do espaço”.
Analisar as mutações da paisagem também é identificar um processo pelo qual se identifica como esse segmento do espaço se metamorfoseia através da produção, instalação, difusão e evolução de fragmentos de redes materiais e sociais de um espaço total. Entretanto, essa transformação do espaço não é passiva, sendo este também umagente do modo de produção (LEFEBVRE; SANTOS, 1991). Sendo assim, é o espaço que muda a paisagem, assim como, também, é mudado pela paisagem, metamorfoseia-se originando processos como a refuncionalização e a deteriorização, que somente são aparentes ao nível local da paisagem que o produziu. Com isso, pode-se analisar toda a história de formação do Bom Retiro, e como o espaço e a paisagem foramsendo transformados com o decorrer do tempo.
As transformações no bairro não ocorreram isoladamente, elas foram parte de um processo muito mais amplo. A revolução industrial chegava ao Brasil a passos lentos, mas São Paulo possuía capital para investir na indústria, já que era um capital grandioso logrado pelo café, e assim, investiu na indústria, provocando mutações nos fluxos, nos fixos (poisas características da cidade foram alteradas para a implantação da indústria) e na formação da rede.

A região do Bom Retiro desde longa data se caracterizou como importante ponto de pas­sagem. Desde antes da chegada das naus cabrali­nas ao litoral brasileiro, a região do Bom Retiro encontrava-se cruzada por inúmeras trilhas indí­genas. O Bom Retiro era formado por regiões contíguasatravessadas por sendas que colocavam em comunicação as aldeias dos índios planaltinos. Mais tarde, essa rede de caminhos foi apropriada pelos colonizadores e, com o tempo, incorporada ao traçado urbano da povoação pau­listana, conforme a cidade foi se expandindo através dos séculos.

As origens da ocupação do atual bairro do Bom Retiro datam do início do século XIX. Na época, os terrenos quehoje conformam o bairro abrigavam sítios de recreio e chácaras banhadas pelo rio Tietê. Entre elas, encontrava-se a Chácara do Bom Retiro, que deu origem ao nome do bairro. Durante grande parte do século XIX, o Bom Retiro constituiu uma região intermediária entre a zona rural e a cidade. Sua localização, próxima ao centro e anterior ao rio, facilitava o acesso daqueles que para lá se dirigiam.Entretanto, o próprio rio desaconselhava grandes investimentos imobiliários na região, em virtude das inundações constantes da sua várzea.
Ao Norte, o Bom Retiro era configurado limitadamente pela várzea do Rio Tietê, enquanto que, ao Sul, o traçado da ferrovia (construída pelos ingleses) separava este bairro dos Campos Elíseos. No canto direito extremo desse limite, junto ao que antes era oCampo da Luz e hoje é a Avenida Tiradentes, formou-se outro marco importante para o bairro, o Jardim da Luz, antigo Horto Botânico. Além do rio, tanto a ferrovia quanto o jardim marcaram profundamente, nas décadas seguintes, a fisionomia do bairro. A primeira representava o trabalho - das indústrias instaladas ao longo de seus trilhos, dos imigrantes por ela trazidos, nas mercadorias por elaembarcadas -, e o segundo fornecia uma das raras alternativas de lazer - com os piqueniques, os coretos e as fotos no jardim batidas com câmaras-caixões pilotadas por lambe-lambes.

A urbanização do Bom Retiro começou na década de 1880, quando se intensificou a imigração européia, vinda pelo Porto de Santos, sobretudo de italianos, até então. Estes imigrantes deixaram a recém formada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bom Retiro
  • História do Bom Retiro
  • Análise bom retiro
  • Historia do Bom Retiro
  • Comércio Bom Retiro
  • Brás e bom retiro história
  • BOM RETIRO – Segundo Unidades de Informações Territorializadas (UITs)
  • Entrepartidas e Bom Retiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!