historia da molecula

Páginas: 11 (2535 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Antiguidade[editar | editar código-fonte]
Em torno de 485 a.C., o filósofo grego Parmênides se baseou em um argumento ontológico contra o nada, negando a possibilidade da existência de um vácuo. Em 460 a.C., o filósofo grego Leucipo, em oposição à Parmênides, que negava o vácuo, propôs uma teoria atômica, que explica a razão de que o universo é composto de átomos ou de vácuo. Uma teoria que,segundo Aristóteles, foi concebida propositadamente para contrariar os argumentos de Parmênides. Nos anos seguintes, especificamente em torno de 450 a.C., o discípulo de Leucipo, Demócrito, continua a desenvolver a hipótese atômica, onde utilizava o termo "átomo", que significa literalmente o "inquebrável".

Além da teoria atômica e antes do desenvolvimento do conceito de "molécula", se estabeleceudiversas teorias dos elementos essenciais. A partir do século VI a.C., o cientista grego Thales de Mileto acreditava que o elemento essencial era a água e que todas as coisas derivavam deste elemento. Segundo a lenda, Thales estava caminhando ao longo de uma colina, às margens da Jônia, no que hoje é o sudoeste da Turquia, e ele percebeu que algumas rochas contêm fósseis que foram inequivocamentede conchas. Isto levou Thales a acreditar que essas colinas já foram uma vez parte do mar. Há também a teoria de que, ao chegar no Egito, Tales se surpreendeu pelo fato de o Egito ser um país no meio do deserto, contudo, percebeu que só poderia haver vida no Egito devido às águas do Rio Nilo. Como dizia Heródoto, "o Egito é uma dádiva (presente) do Nilo". Nesta lógica, Thales estabeleceu a teoriaque o mundo original teria sido inteiramente composto de água, e por isso a água era o elemento essencial (a arché, o princípio originário, do Cosmos).

No século V a.C., o grego Empédocles, sendo influenciado por Pitágoras, proclamou que todas as coisas são compostas das combinações diferentes de quatro elementos:



Representação da teoria dos quatro elementos.
O termo "elemento"(stoicheia) foi introduzido pela primeira vez pelo filósofo grego Platão em 360 a.C. em seus diálogos com Timeu de Locros, que inclui uma discussão sobre a composição dos corpos orgânicos e inorgânicos, que pode ser considerada como um tratado rudimentar da química. Platão supôs que a partícula fundamental de cada elemento possui uma forma geométrica precisa: tetraedro (fogo), octaedro (ar), icosaedro(água) e cubo (terra).

Tetraedro (fogo)Octaedro (ar)Icosaedro (água) Cubo (terra)

Nesta teoria dos quatro elementos, Aristóteles acrescenta, em torno de 350 a.C., um quinto elemento ou "quintessência", que forma os céus. Com base nesta lógica, vários autores têm especulado ao longo do tempo sobre as formas geométrica possíveis, como os círculos, quadrados, polígonos, etc., os elementos, e comoessas formas poderiam se combinar, se repulsar, ou interagir umas com as outras para criar novos elementos.

Período medieval[editar | editar código-fonte]
Ao longo da Idade Média, isto é, do ano 500 ao 1500, teve um declínio geral ou um freio no desenvolvimento científico no Ocidente, que deve ser comparado com algumas objeções da Igreja Cristã e um declínio global da civilização como um todo.No entanto, o período que vai do século X ao XII mostra um período de atividade com os escritos de Maimônides, Thierry de Chartres, e William de Conches. Esses filósofos, embora aceitando o ensino de base das escrituras teológicas, reviveram as antigas teorias atômicas, a fim de fornecer uma interpretação científica da Criação e da estrutura do mundo.

Maimônides, por exemplo, baseou-seprincipalmente sobre a ciência de Aristóteles e tentou conciliar as filosofias de Talmud com a alquimia. Thierry de Chartres, seguindo a lógica dos quatro elementos, explica as razões da terra e a água, sendo os mais pesados, levou a ser uma posição central nas estruturas, enquanto o ar e o fogo, sendo os mais leves, levando a ser uma posição externa. Da mesma forma, William de Conches, era um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Molecula
  • Moleculas
  • Moléculas
  • moleculas
  • moleculas
  • Moléculas
  • moleculas
  • Moléculas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!