Porto Maravilha

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Sobre o Projeto

Uma das regiões mais importantes da cidade e porta de entrada de visitantes que chegam pelo mar, a região portuária passou por décadas de abandono até a chegada da Operação Urbana Porto Maravilha. O projeto, que é um dos mais importantes legados olímpicos, simboliza a retomada de uma área que é berço cultural da cidade. Ao todo, 5 milhões de metros quadrados de área serãorevitalizados na região. O projeto também prevê a derrubada completa do Elevado da Perimetral, com sua substituição por uma malha de vias expressas, mergulhões e túneis que, ao final, vai reintegrar a região com o restante da cidade. A abertura de dois novos museus e a transformação de parte da Avenida Rodrigues Alves em boulevard completam o pacote de transformações. Ao final do processo, em 2016, oporto do Rio será referência mundial em cultura, lazer e qualidade de vida.
O que é?
Projeto que vem transformando uma das regiões mais importantes da cidade e que durante anos foi relegada ao abandono, o projeto Porto Maravilha será responsável pela revitalização de uma área de 5 milhões de metros, que inclui a abertura de novas vias e a reurbanização, deixando para a cidade um dos maisimportantes legados dos Jogos Olímpicos de 2016.

O que mudará?
O Porto Maravilha se destaca pela reestruturação da região histórica do Rio. Iniciado em junho de 2009, o trabalho inclui a construção da Via Expressa, que vai substituir o elevado da Perimetral. Paralelo a nova via está o Binário do Porto, batizado de Oscar Niemeyer em homenagem ao falecido arquiteto, e que surge para fazer o papel quehoje cabe à Avenida Rodrigues Alves, porém com maior capacidade de tráfego de veículos. Juntas, as duas representam uma nova era para o trânsito na região.
Como boa parte do Binário e da via Expressa será subterrânea, um trecho da Av. Rodrigues Alves será transformado em um boulevard que será cortado pelo Veículo Leve Sobre Trilhos, espécie de bonde moderno e não poluente com capacidade paratransportar 450 pessoas. Desde que começou, o projeto Porto Maravilha já reurbanizou 24 ruas na região, sendo oito na parte baixa dos bairros da Gamboa e Saúde e outras 16 no histórico Morro da Conceição.

Onde fica




















Curiosidades:
Sendo a Maior Parceira Público-Privada do Brasil, o Porto Maravilha está fazendo uma revolução no sistema viário da região. Em vezdo saturado Elevado da Perimetral, que durante décadas contribuiu para a degradação da região, o Porto ganhará duas vias expressas subterrâneas que permitirão aumentar em mais de 30% a capacidade de escoamento de veículos – quando comparado ao sistema viário atual, com a Perimetral.

A obra é também um desafio para a engenharia brasileira. Túneis de até 50 metros de profundidade, numa áreaaterrada, estão sendo escavados na região. Nesta galeria, você confere algumas imagens desta obra que promove mudanças profundas no Rio de Janeiro.


Formato do cais sera em “L”





























19/09/2013 | Infraestrutura | Porto Maravilha
Porto tem primeiro lançamento residencial:

Lançado nesta quinta-feira (19), o Porto Vida é o primeiroempreendimento residencial da Região Portuária. A região receberá outros incentivos para receber mais residenciais.



O primeiro complexo residencial na região portuária foi lançado nesta quinta-feira (19) pelo prefeito Eduardo Paes no Clube dos Servidores, no Centro.  O Porto Vida, nome do empreendimento residencial, será utilizado nas Olimpíadas para abrigar a Vila de Mídia e a de Árbitros, e fazparte do que o prefeito chamou de “revolução do Porto”.
- Queremos resgatar a história do Centro do Rio, transformando em um local agradável, aonde as pessoas vão ter desejo de morar. Hoje é um Centro sem vida durante a noite e no fim de semana. Não pode ser uma região só comercial, afirmou.
O prefeito aproveitou o lançamento para apresentar os incentivos para impulsionar à ocupação residencial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • porto maravilha
  • porto maravilha
  • Porto maravilha
  • Projeto porto maravilha
  • Porto do rio: maravilha para quem?
  • PORTO MARAVILHA
  • Projeto porto maravilha
  • Trabalho Porto Maravilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!