Demandas Atuais vs Forma Como as Organizações Gerenciam Pessoas

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014


MBA GESTÃO EMPRESARIAL E ESTRATÉGIA
ADM01546 - GESTÃO DE PESSOAS

Que impactos as demandas atuais (políticas, econômicas, sociais e tecnológicas) da sociedade trarão à forma como as organizações gerenciam pessoas?

Tecnologia, globalização, demografia, cenário político, econômico, social e outros fatores influenciarão estruturas organizacionais e culturais, e, em especial, à forma comoas organizações gerenciam pessoas. A gestão de pessoas será um dos maiores desafios nos negócios. As empresas já lidam com a realidade da escassez de talentos, com a dificuldade de conduzir e gerenciar pessoas em processos de mudanças e, ainda, criar uma força de trabalho efetivo.
As empresas estão ou deveriam estar se preocupando em assumir maiores responsabilidades pelo bem social de seusempregados com os desaparecimentos da fronteira entre o trabalho e a vida pessoal. Com estas e diversas outras demandas atuais o papel do RH passará por mudanças fundamentais e com uma mentalidade pró ativa e orientada para estratégia de negócios; o RH tende a se tornar o coração da empresa.
Nos últimos anos assistimos a uma grande transformação causada, principalmente, pela chegada de novastecnologias. Termos como big data, mobilidade, redes sociais e nuvem saíram dos livros acadêmicos e passaram a estar presentes no nosso dia -a -dia.
A enorme capacidade de compartilhar conhecimento, de interagir e colaborar com outros colegas criando, no final do dia, o Conhecimento Coletivo, é um dos principais patrimônios de uma organização. Neste contexto as demandas tecnológicas em conjunto com oslíderes das organizações tendem a se preocuparem em construir base para que esse conhecimento possa ser efetivamente criado, identificado, registrado e utilizado por todos. O Conhecimento Coletivo de uma empresa é o resultado da soma de todo conhecimento de cada funcionário da organização, quando compartilhado e utilizado. Os gestores de RH terão que ter plena consciência que simplesmente trabalharpara que os profissionais de uma empresa tenham conhecimento, investindo em treinamento, já não é mais suficiente. É importante que esse conhecimento seja devidamente registrado e compartilhado.
Não há como ignorar a existência das redes sociais corporativas. Elas têm aumentado significativamente nos últimos anos, e, assim, como um dia assistimos a entrada do telefone e do email no mundocorporativo, hoje vemos a chegada de mais uma forte plataforma de comunicação. As redes sociais corporativas, que são canais de compartilhamento de idéias, documentos e processos de uma empresa, permitem um nível de colaboração nunca antes imaginado, garantindo benefícios para os funcionários, para as organizações e, no final do dia, para os clientes. Muitos especialistas acreditam que conectando as equipesos resultados serão positivos.
E ainda, com o envolvimento e com a preocupação com a satisfação dos Stakeholders cada vez mais em alta, as organizações terão que criar frameworks para interagir as partes interessadas com o gerenciamento de projetos.
Ou seja, a tecnologia pode ser ferramenta útil na consolidação de novas estratégias de gestão de pessoas.
A informatização e a reorganização dagestão de pessoas permitirão que os profissionais de RH passem a executar outras funções no contexto organizacional já que funções operacionais também serão aperfeiçoadas pela tecnologia. De acordo com Clay Shirky, especialista em revolução digital e palestrante no Fórum HSM Gestão e Comercial & Liderança “algo que torna a era atual tão impressionante é o fato de podermos tratar o tempo livre comoativo social podendo ser aproveitado para grandes projetos criados coletivamente”. Ele ainda nos ensina que “o comportamento é motivação filtrado pela oportunidade” e se as pessoas hoje se comportam de maneira diferente, não foram às motivações que mudaram, mas as oportunidades.
Já no âmbito social e econômico as organizações terão que esquecer tudo o que aprenderam sobre estabilidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTANCIA DA GESTAO DE PESSOAS NAS ORGANIZACOES ATUAIS
  • A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual
  • A gestao de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual
  • Gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual
  • Gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual
  • A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual
  • A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual
  • A gestão de pessoas nas organizações dentro contexto econômico atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!