Hist Ria Do Computador Ronaldo Fat 2012

Páginas: 27 (6731 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015

FABRICIO JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS












HISTÓRIA DO COMPUTADOR.













ARAPOTI
2012

FABRICIO JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS











HISTÓRIA DO COMPUTADOR.






Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Informática Aplicada à Administração do 2º semestre do curso de Administração da Faculdade de Arapoti- Fati - Turma ADM XV B - Professor: Ronaldo


ARAPOTI
2012Sumário
Introdução: 4
A História do Computador 5
O Ábaco 5
O Cartão Perfurado 6
Os Múltiplos Usos do Cartão Perfurado 6
As Calculadoras de Relés 7
1937 1º Bug da história 7
Os Computadores a Lâmpadas 8
Do Começo Até Hoje Como Foi a Evolução dos Computadores. 8
Hardware 10
Software 15
Quanto às Linguagens em Uso, São Três as Mais Importantes: 17
Programas:17
Informática nas Sociedades Modernas: 17
ENIAC - O Primeiro Computador Eletrônico 18
Os Primeiros Modelos Comerciais de Computadores 20
Primeira geração de - 1950/58 21
Segunda geração - 1958/65 21
Terceira geração - 1965/75 22
Quarta Geração - de 1975 em diante. 22
Geração Atual 22
Geração Futura 23
Conclusão: 24
Referências: 25

Introdução:
Desde que um ser surgiuna natureza com a capacidade de raciocinar, a necessidade e a vontade de comunicar-se com os seus semelhantes existiu. As gravuras nas cavernas foram as primeiras tentativas. Depois vieram os hieróglifos gravados em peças planas de pedra. Outros, diretamente nas paredes de granito dos templos religiosos ou dos mausoléus.
    Da necessidade de controlar os rebanhos, pastores gregos e egípciosinventaram um processo de contagem primitivo que se baseava na equivalência. Cada animal era equivalente a uma pedrinha que juntas representavam a soma. Assim, se tivesse uma pedrinha a mais era notada a falta de um animal, duas pedrinhas, dois animais e assim por diante. Era o início do primitivo processamento de dados do Homem. 













A História do Computador
O Ábaco
 
    Há mais de 1500anos surgiu o ábaco, um instrumento composto de barras e pequenas bolas, usado pelos mercadores para contar e calcular. As barras atuavam como colunas que posicionavam as casas decimais; cada bola na barra das unidades valia um, na barra das dezenas valia dez e assim por diante. O ábaco era tão eficaz que logo se tornou de uso inestimável e se espalhou por todo o mundo. Antes do século XVII, nãoexistia nada mais eficiente para se efetuar cálculos. Ainda hoje muitas pessoas gostam de usar esse instrumento e não é difícil achá-los nas lojas de brinquedos ou nas livrarias colegiais.
    Na mesma época, alguns pensadores europeus estavam muito empenhados em descobrir técnicas e instrumentos para facilitar as operações aritméticas. John Napier, um homem misto de teólogo, matemático edesenhista de armas militares mostrou sua vocação mais forte pela matemática e apresentou ao mundo, em 1614, a sua descoberta dos logaritmos. Resumindo, logaritmo é o expoente a que se deve elevar um número constante para se obter outro número. Já em 1642, um matemático e filósofo francês, chamado Blaise Pascal, construiu uma máquina para somar e subtrair números de oito algarismos. Essa máquina (aPascaline) consistia em rodas e engrenagens na qual o operador introduzia os algarismos a serem somados, acionando uma série de rodas dentadas com algarismos de zero a nove, impressos de modo que os números a serem somados ficassem expostos num mostrador. Cada roda representava uma determinada coluna decimal: unidade, dezenas, centenas etc. Ao completar um giro, uma roda avançava em um dígito a roda àsua esquerda, de ordem decimal mais alta. O instrumento também executava, de modo complicado, outras operações. Essas dificuldades no entanto, não impediram o sucesso da maquininha de Pascal e ele fez mais de cinquenta versões. Até a pouco mais de vinte anos um modelo mais moderno dessa maquina, porém conservando as mesmas características ainda era usado em escritórios de contabilidade.

O Cartão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hist Ria Dos Computadores Pdf
  • A Hist Ria E Evolu O Dos Computadores
  • Hist ria do computador
  • Um pouco da hist ria dos Computadores
  • Hist ria dos computadores
  • Hist Ria Do Computador
  • 1 Hist Ria Do Computador
  • A Hist Ria Das Redes De Computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!