Histórico Social do Analfabetismo no Brasil

Páginas: 10 (2291 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
HISTÓRICO SOCIAL DO ANALFABETISMO

Maria Elizabethe Benett1



O analfabetismo é reflexo de mais um dos tantos problemas sociais que o Brasil vem enfrentando e que precisa ser superado desde as suas raízes. Nesse sentido, repensar sobre as questões que envolvem o analfabetismo passa a ser essencial, visto que vai além de um “problema” a ser resolvido unicamente pelo campo daeducação...
Aponta-se o analfabetismo com um problema meramente educacional, ou até mesmo como uma falha nesse campo, não que minimizemos a culpa desse setor, mas inúmeros estudos e pesquisas confirmam que a maioria da população analfabeta é composta por pessoas oriundas das camadas mais pobres e excluídas evidenciando que dentre as causas que levam ao analfabetismo estão também questões sociais,econômicas e políticas.
Portanto, vale destacar que há inúmeros fatores que configuram a negação da educação, dentre essas a falta de condições minimamente dignas de vida. A esse respeito Pelandré (2002, p. 21) nos coloca “O analfabetismo é a expressão da pobreza, conseqüência de uma estrutura social injusta. Seria ingênuo combatê-lo setorialmente sem combater suas causas”.
Ferraro (2005,p.76)também menciona que “pauperismo e analfabetismo são duas faces do mesmo problema. Dois fenômenos estreitamente relacionados, não só porque originados das mesmas causas, mas também porque costumam reunir-se e manifestar-se nas mesmas pessoas, nos mesmos grupos, nas mesmas regiões”.
Nesse sentido percebemos a dimensão social do analfabetismo, constatando com base em diferentes fontes, dados eteóricos que há uma relação direta entre as desvantagens escolares e a origem social.
Em se tratando de analfabetismo não podemos deixar de destacar outro fator extremamente negativo: no Brasil o analfabetismo, preconceito e exclusão tem andado juntos e isso nem sequer nos assusta mais. Exemplo de tamanha exclusão é somos o único país onde uma pessoa com ensino superior tem direito a celaespecial enquanto que o sujeito analfabeto deve perecer em uma cela comum e talvez em condições desumanas.
Outro fator que demonstra claramente a visão preconceituosa para com o sujeito analfabeto é o conceito que o próprio dicionário da língua portuguesa nos traz designando analfabeto como “individuo que não sabe ler nem escrever; ignorante”. Ignorante é um termo que revolta, pois remete a ideia de queo individuo analfabeto é vazio, não possui vivencia ou qualquer tipo de conhecimento. Porque será que o dicionário brasileiro não conceitua analfabeto como sujeito excluído precocemente da educação formal diante da falta de condições dignas de vida?
Acreditamos que ninguém é analfabeto por escolha própria, por desleixo, falta de vontade, uma vez que sentem na pele o preconceito e adiscriminação diante de sua condição de analfabeto. Para Garcia (2004, p.12) “Os iletrados [...] vivem as conseqüências sociais, políticas e econômicas de não saber ler escrever. Não sabem ler a palavra, mas sabem ler o destino dado a quem não sabe lê-la”. Ou seja, o sujeito analfabeto é vitima de um contexto social extremamente excludente.
É fato que o analfabetismo é permeado por problemas sociais eexclusão e a esse respeito Gentili e Alencar (2001, p.30), nos falam “A exclusão se normaliza e, quando isso acontece, acaba se naturalizando. Deixa de ser um “problema” para ser apenas um “dado”. Um dado que, em sua trivialidade, faz com que nos acostumemos com sua presença” e infelizmente isso é o que vem acontecendo com relação ao analfabetismo e precisa ser superado urgentemente.
Essa exclusãonão é algo característico dos nossos dias, mas sim fruto de um processo histórico, político e social que vem se desenhando há séculos. Nesse sentido, é necessário resgatar essa trajetória a fim de compreender o desenvolvimento da educação no Brasil, e o que se tem feito em prol da redução dos altos índices de analfabetismo.
Percebemos um caminho de descontinuidades e muitos insucessos apesar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade social, analfabetismo é violência no brasil
  • Histórico da previdência social no brasil
  • Histórico da previdência social no brasil
  • Histórico da Previdência Social no Brasil
  • Historico do serviço social no brasil
  • Histórico da previdência social no Brasil
  • Aspectos históricos da previdência social no brasil
  • Fundamentos históricos do serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!