Higienr do Trabalho

2011 palavras 9 páginas
Higiene do Trabalho

O que é Segurança do Trabalho? O conjunto de medidas que versam sobre condições específicas de instalação do estabelecimento e de suas máquinas, visando à garantia do trabalhados contra a natural exposição aos riscos inerentes à prática da atividade profissional.
Como você pode aplicar a Segurança do Trabalho em seu ambiente laboral? Pode se aplicar a Ginástica Laboral Preparatória, com duração de 15 minutos, realizada antes do inicio da jornada de trabalho, tendo como objetivo principal preparar o funcionário para suas atividades, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados durante a execução de suas tarefas, e para que assim se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho, aumentando a circulação sanguínea e melhorando a oxigenação dos músculos.
Qual o órgão que fiscaliza e legisla as normas de Segurança do Trabalho? A delegacia Regional do Trabalho – DRT fiscaliza o cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho. Portaria do TEM nº 3.214 de 08.06.1978 aprova e regulamenta as normas regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho.
As normas legais da segurança e da medicina do trabalho têm aplicação a todos os empregados e empregadores e encontram-se agrupadas nos arts. 154 a 201, CLT, além de normas e atos do poder executivo que visam dar cumprimento a tais determinações legais. Com fundamento no artigo. 225 da CF, o ambiente de trabalho há de assegurar equilíbrio ecológico para garantir qualidade de vida aos trabalhadores.
O que é mapa de riscos? É uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capaz de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes, doenças do trabalho.

Quais os riscos que devem ser comtemplados no mapa de riscos?
Todas estas informações são colhidas e analisadas pela CIPA, a partir delas, identificamos os riscos que são representados por círculos e de tamanhos diferentes. As cores definem o tipo de risco existente no local que

Relacionados

  • Determinantes da aceitação do consumidor
    102568 palavras | 411 páginas