Hidroisomerizacao de C5 e C6

Páginas: 20 (4956 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Trabalho de Tecnologia dos Processos Químicos
Professora Ana Rosa



Processo de Hidroisomerização de

Pentano e Hexano

Grupo

Karoline Fernandes
Daniel Caruso
Nathalia Barreto
Gabriel Araujo
Kevin Scolnik
Nicolas Schmidt
Luis Felipe Trindade













1. Objetivo

A indústria do refino do petróleo tem procurado diversas alternativas para aumentar aeficiência da gasolina nos motores automotivos e a opção encontrada é através da utilização do processo industrial de hidroisomerização.
O presente trabalho visa o estudo da hidroisomerização de C5-C6, pois em função das Leis ambientais estarem cada vez mais rigorosas, as refinarias vem investindo bastante no referido processo.

2. Introdução e Aplicação

Na hora de abastecer o carro, algunsmotoristas escolhem a gasolina usando como critério o menor preço por litro, enquanto outros buscam produtos aditivados, acreditando extrair com isso melhor desempenho do motor. Nem sempre o combustível mais barato representa economia efetiva, como também o mais caro muitas vezes não se traduz em maior eficiência.
Octanagem, palavra estranha que geralmente aparece quando o assunto é gasolina, temrelação direta com o motor do carro. A octanagem é a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a condições de alta temperatura e pressão na câmara de combustão, sem sofrer detonação. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação.
Motores muito potentes exigem combustíveis com elevados índices de octanagem, visto que a utilização de gasolina com valoresinferiores irão aumentar o consumo, reduzir a potência do motor, além de desencadear problemas mecânicos. Porém, é importante elucidar que altos índices de octanagem não garantem a qualidade do combustível e o melhor desempenho do automóvel, pois para que isso ocorra é necessário haver compatibilidade de octanagem com a capacidade do motor.
A gasolina é formada por uma mistura complexa de hidrocarbonetos,onde a maioria destes são alcanos, que apresentam cadeias que possuem de 4 a 12 átomos de carbono em sua molécula.
A octanagem é determinada de 3 maneiras através de métodos analíticos realizados com motores padrão para observação da detonação ocasionada pelo combustível, sendo eles RON, MON e IAD onde:

Método RON: é a sigla inglesa da palavra “Research Octane Number”, que consiste empromover uma avaliação da resistência a detonação do combustível com o motor em baixa rotação, porém com carga plena;
Método MON: é a sigla da inglesa de “Motor Octane Number”, que é o método contrário ao RON onde, a resistência a detonação do combustível é avaliada a altas rotações do motor em plena carga.
Método IAD: é sigla de “Índice Anti-Detonante”, que é simplesmente a média aritmética, entreos métodos RON e MON, para que seja traçada, a octanagem do combustível testado.
Quando os resultados obtidos por este teste apontam que o índice de detonação do combustível é alto, provavelmente se encontram hidrocarbonetos de cadeias grandes, diante destes resultados são feitas as devidas correções para que se garanta a qualidade e evite que o combustível venha causar danos aos veículos. Umadessas medidas é a hidroisomerização .
A hidroisomerização é um dos processos mais importantes do refino do petróleo em razão de todas as reações conduzirem a um aumento na octanagem da gasolina. Neste processo, moléculas na faixa da gasolina são reconstituídas ou reformadas com a finalidade de se obter frações mais adequadas para o uso em motores de combustão interna. Essa reação requer o empregode catalisadores bifuncionais.
A hidroisomerização de n-parafinas é um dos processos do refino do petróleo que visa a transformação da carga de reforma catalítica (carga com baixa octanagem) em produtos de alto valor agregado (gasolina de alta octanagem). As novas regulamentações de agências de proteção ambientais de muitos países têm restringido cada vez mais o nível de certos componentes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • V1 C6
  • Suspensão hidroatica
  • Grampo Tipo C6
  • A determinação de Compostos Carbonilados e Carboxilados Lineares C1-C5 em Petróleo e seus derivados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!