Chile

Páginas: 12 (2811 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
O Chile conta com 16.970.265 hab., de acordo com dados de 2010.
Faz fronteira com o Peru ao norte, Bolivia ao nordeste e Argentina ao leste. Tendo o oceano pacifico ao oeste e atlântico ao leste. Tem como sua capital Santiago que também é sua cidade mais populosa.
Sua independência foi feita pela Espanha e iniciada em 18 de setembro de 1810, mas foi formalmente declarada apenasem 12 de fevereiro de 1818.
Sendo assim, tem como língua oficial o espanhol, sua moeda é o peso chileno, o código da internet é .cl e o telefônico é o 56, já o site governamental é o http://www.gobiernodechile.cl/
Chile: Costumes e Cultura
Ao contrário de outras culturas, como a norte-americana, os chilenos são mais de contacto, ou seja, tanto ao cumprimentar como ao despedir-se, homens emulheres costumam dar um beijo suave na bochecha direita, mesmo entre desconhecidos.
Também existem certas formalidades. Por exemplo, um encontro com um atraso de 15 minutos está dentro do aceitável. Bem pelo contrário, os autocarros e os aviões são bastante pontuais.
Tradições
As expressões culturais variam notavelmente em todo o país, sendo determinadas principalmente pelas diferenças geográficas.As mais populares são as Festas Nacionais (18 de Setembro), que corresponde à comemoração da Primeira Junta Nacional do Governo. Durante esta festividade, é muito tradicional tomar comidas e bebidas típicas, como empanadas, anticuchos, doces chilenos, chicha e vinho tinto. Além disso, dança-se cueca e praticam-se muitos jogos crioulos, como o volantín (pequeno papagaio), o pião, o emboque (jogocom um pau e uma bola), pau ensebado, etc.
O rodeio é uma tradição costumbrista em que se põe à prova a agilidade dos cavaleiros nas "atajadas" de novilhos num recinto chamado "medialuna". Os protagonistas são os huasos que, com a sua vestimenta típica (chapéu, poncho, faixa e esporas), dão vida ao Champion do Chile, o campeonato da especialidade mais importante do país que decorre em Rancagua,plena zona campesina.
Durante as primeiras semanas de Março, na zona central, celebra-se a festa da vindima. A mais antiga é a de Curicó que começa com uma cerimónia religiosa com bençãos, dando depois passagem aos carros alegóricos. O mesmo acontece em Santa Cruz e Pirque, onde se distinguem as suas concorridas e coloridas celebrações.
A festa de Cuasimodo, ritual em que um sacerdote católicoleva a comunhão aos doentes num coche decorado e escoltado por cavaleiros, decorre nas áreas rurais da zona central. Em Santiago, realiza-se na zona oriental bem como em povoações como El Monte, San Antonio e Rancagua.
Outra tradição pitoresca é a festa de La Tirana, na zona norte. Realiza-se de 12 a 17 de Julho numa pequena povoação com o mesmo nome situada a 52 km de Iquique. Dançarinos, músicoscom trajos coloridos e máscaras estão encarregues de dar vida à diablada, uma dança de origem religiosa em que se procura expulsar os demónios.
No sul do país, mais concretamente em Chiloé, algumas pessoas têm o costume de não mudar de casa, mas de a transportar flutuando por canais de uma região a outra com a ajuda de uma lancha, quando se faz por água, ou arrastadas por animais, quando é porterra. Para a "tiradora de casas" leva-se a efeito uma "minga" ou ajuda recíproca em que intervêm vizinhos e amigos, que são recompensados com comida e bebida.
Segundo dados do Banco Mundial, a população chilena é de 16.970.265 pessoas distribuídas num território que em setembro de 2010, fez 200 anos de independência. Os chilenos do século XXI são produto da mistura dos conquistadores espanhóis comos povos originários que historicamente habitavam esta zona do continente. O 93,4% da população é mestiça e/ou crioula, enquanto o 6,6% declara-se membro de algum povo originário. Os chilenos provêm principalmente da antiga imigração espanhola e das imigrações européias acontecidas desde o século XVIII até o século XX, em conjunto com os povos mapuches e aymaras que foram os principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chile
  • Chile
  • Chile
  • Chile
  • O Chile.
  • Chile
  • chile
  • CHILE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!