a industria do cloro

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A indústria de cloro-soda possui importância significativa no cenário econômico atual pois seus constituintes formam a base para inúmeros processos da indústria química atual. Mais de 50% das vendas químicas mundiais dependem, em algum ponto do seu processo produtivo, da química do cloro.
O setor produz cloro e soda cáustica, que são utilizados nos mais variados setores da economia. Asaplicações do cloro, por exemplo, são muito diversificadas: participa na produção de 60% de todos os produtos químicos de relevada importância comercial e de 85% dos produtos farmacêuticos. Para ilustrar a diversidade de setores econômicos em que o cloro tem participação no processo produtivo, é possível citar: DCE - dicloroetano (matéria- prima na fabricação de resinas de PVC), óxido de propeno (utilizadona produção de espumas para fabricação de colchões e estofados), ácido clorídrico, hipoclorito de sódio, tratamento de água, produtos farmacêuticos, defensivos agrícolas, entre outros.
As aplicações da soda também são bastante diversificadas, destacando-se como as mais importantes: papel e celulose, química e petroquímica, metalurgia (produção de alumina para a indústria do alumínio), sabões edetergentes, indústria têxtil e alimentos.
Os gráficos apresentados a seguir representam a segmentação do consumo da produção nacional de cloro e soda cáustica no ano de 2012, conforme apresentado pela Abiclor em seu Relatório Anual de 2012.




As empresas atuantes no setor variam de acordo com a tecnologia utilizada para a produção dos produtos da indústria, sendo que a tecnologia a dediafragma foi a mais utilizada, representando 63% da capacidade instalada no setor, seguida pela de membrana (23% da capacidade instalada) e pela de mercúrio (14% da capacidade instalada).
A tabela a seguir ilustra as empresas brasileiras atuantes no setor e sua capacidade de cloro instalada em dezembro de 2012.

O gráfico a seguir mostra a evolução no uso das tecnologias utilizadas na indústria decloro-soda.

Com relação ao nível de utilização da capacidade instalada no setor, em condições normais, o setor opera com taxas superiores a 87%, segundo a Abiclor, no entanto, a utilização média da capacidade vem sido afetada negativamente por fatores externos, como a política de racionamento de energia elétrica no país nos anos 2000, a crise econômica americana em 2008 e os problemas defornecimento de energia elétrica em 2011-12, o que fez com que o setor encerrasse o ano de 2012 com capacidade instalada média de 83,2%. O gráfico a seguir ilustra esse cenário.

Parte significativa da renda gerada pela indústria de cloro-soda é transferida ao governo na forma de impostos e contribuições sociais.
Os gráficos a seguir mostram a evolução do faturamento líquido e dos impostosarrecadados pelo setor nos últimos anos.


A energia elétrica é o principal insumo na indústria de cloro-soda, denominada eletro intensiva, e sua participação no custo total de produção gira em torno de 45%. Por esta razão, a indústria de cloro-soda depende da segurança no fornecimento de energia a um custo competitivo. O alto preço da energia elétrica no País tem comprometido a competitividade dosetor.
O preço da energia elétrica no Brasil em relação a outras regiões do mundo pode ser observado no gráfico a seguir.

Em 2012, para a produção de 1.250,1mil toneladas de cloro, foram utilizados 4.003,5 GWh de energia elétrica ou 3,2 MWh por tonelada de cloro produzido.
O outro importante insumo utilizado na produção do setor de cloro-álcalis é o sal, que pode ser de origem marinha ou sal gema.Em 2012, foram utilizadas 2.368,3 mil toneladas de sal na produção do setor, das quais 63% foram provenientes das minas (sal gema), consumo específico de 2,1 e 37% do mar (marinho), consumo específico de 1,7.
Os gráficos a seguir mostram a evolução do consumo específico de energia (MWh por tonelada) e sal (t/t) pelo setor cloro-soda nos últimos anos.


O setor de cloro-soda cresceu no ano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria do cloro e dos álcalis
  • Industria de soda e cloro
  • A Industria De Cloro E Alcalis
  • Industria de soda cloro
  • Indústria cloro
  • Indústria Cloro Soda
  • Industria de soda e cloro
  • Higiene e Segurança no Trabalho: um estudo de caso numa pequena indústria de cloro de limpeza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!