Fisica experimental I_2 experiencia

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
LANÇAMENTO DE PROJÉTIL (I) – DETERMINAÇÃO DE ALCANCE
2ª EXPERIÊNCIA

1. Introdução:
Denominamos de movimento dos projéteis ao movimento livre de um corpo lançado num campo gravitacional uniforme, onde a aceleração da gravidade é constante e vertical, sendo desprezível a resistência do ar. [1]
O lançamento de projéteis foi, e ainda é muito importante em cenários de guerra, onde armas, maisou menos convencionais, têm sido utilizadas ao longo de toda a História da Humanidade. Além da balística, observamos também seu uso na caça, no esporte e na astronáutica. [2] Galileu Galilei, baseando-se em experimentos realizados em meados do século XVI enunciou o Princípio da Independência dos Movimentos, que diz o seguinte: “Quando um móvel realiza um movimento composto cada um dos movimentoscomponentes se realiza como se os demais não existissem”. [3]
No laboratório de Física I, utilizamos esse conceito para verificar o alcance de um projétil lançado.


1.1 – Objetivo:
Nessa experiência temos por objetivos: identificar a grandeza adquirida num lançamento horizontal de um projétil a partir de uma rampa; Executar corretamente as medidas do alcance e seu respectivo desvio;Relacionar a altura da posição largada do móvel com o alcance adquirido.

2 – Revisão Bibliográfica:

Denominamos movimento dos projéteis como sendo o movimento livre de um corpo lançado num campo gravitacional uniforme, onde a aceleração da gravidade é constante e vertical, sendo desprezível a resistência do ar. Ao lançamos um projétil a sua aceleração será apenas a da gravidade e o seu movimentopoderá ser sempre decomposto em dois movimentos, sendo um horizontal e outro vertical. [4]

Figura 1

O movimento horizontal será uniforme uma vez que não existe aceleração com componente horizontal, ou seja, a componente horizontal da velocidade do projétil é constante.
O gráfico velocidade tempo é o mostrado na figura 2.

Figura 2

O movimento vertical será uniformemente variado com umaaceleração igual à da gravidade. O gráfico velocidade tempo será o mostrado na figura 3.

Figura 3
O projétil é lançado de forma que a sua velocidade inicial é inclinada em relação à horizontal. A velocidade inicial deverá ser decomposta nas direções horizontal e vertical, como mostra a figura 4.
vox = vo.cos 
voy = vo.sen 
v
Figura 4

Como a altura máxima é relativa ao movimentovertical. A aceleração no movimento vertical é igual a aceleração da gravidade. Na altura máxima a velocidade vertical é nula. 
A altura máxima corresponde à variação de posição vertical ocorrida entre os instantes zero e t, podendo ser avaliada pela área do triângulo amarelo da figura 5.


Figura 5

Denominamos de alcance A à distância entre a posição de lançamento do projétil e a sua posiçãoao voltar ao mesmo nível do lançamento. O alcance corresponde à distância horizontal percorrida durante o tempo de realização do movimento, isto é, um tempo igual ao dobro do tempo para atingir a altura máxima, podendo ser avaliado pela área do retângulo amarelo do gráfico v x t  relativo ao movimento horizontal.


Figura 6


Sabemos que o alcance é igual a A = ( vo2 / g).sen 2 e queexistem dois valores de 2 correspondentes ao mesmo seno e portanto ao mesmo alcance.

Figura 7
Os ângulos 2 que correspondem a um mesmo seno e portanto a um mesmo alcance são suplementares, isto é,  21 + 22 = 180o , logo, os ângulos de lançamentos serão complementares: 1 + 2 = 90o
Consideremos um lançamento conforme a figura abaixo.
O movimento do projétil será analisado decomposto em doismovimentos sendo um vertical, uniformemente variado com aceleração g e outro horizontal uniforme.

Figura 8
- Movimento vertical
O gráfico v x t do movimento está mostrado na figura:


Figura 9
A ordenada y do projétil ao fim do tempo t após o lançamento é avaliada pela área do trapézio amarelo da figura. Esta área será calculada pela diferença entre as áreas dos triângulos retângulos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • experiência 12 física experimental ufsc
  • fisica experimental 3 experiencia 7
  • Experiência 01
  • FÍSICA EXPERIMENTAL 2 EXPERIÊNCIA: Rampa de lançamento
  • EXPERIÊNCIA 09 ESPELHOS E LENTES UFSC FÍSICA EXPERIMENTAL II
  • Relatorio de Fisica Experimental III Experiencia 04 1 1
  • Experiência de física
  • Experiencia de fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!