Henry Mintzberg

Páginas: 21 (5206 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um dois mais importantes gurus mundiais da estratégia, Henry Mintzberg. Falaremos sobre sua vida, sua carreira e também suas teorias. Além de vermos a história de Mintzberg, e empresas que praticam suas teorias no estado do Rio Grande do Sul, também será apresentado um novo pensador do tema estratégias.  
1. SOBRE O AUTOR

HenryMintzberg nasceu em 2 de setembro de 1939 e é considerado um dos melhores especialistas em estratégia. Foi estudante de Engenharia mecânica na McGill University de Montreal e na Sloan School of Management do MIT. Atualmente, é professor de gestão na McGill University, no Canadá, em Quebec, onde leciona desde o ano de 1968, depois de ter terminado o Mestrado em Gestão no MIT e de Organização noInsead, na França. Atualmente, é casado com Sasha Sadilova e é pai de dois filhos do casamento anterior: Susie e Lisa.
Foi nomeado dignitário da Ordem do Canadá (Order of Canadá) e da Ordem Nacional do Quebec (‘Orde Nationale du Quebec) e tem diplomas honorários de treze universidades. É membro da Sociedade Real do Canadá (Royal Society of Canadá), sendo o primeiro de uma faculdade deadministração, e também da Academia de Gestão (Academy of Management) e da Academia Internacional de Gestão (International Academy of Management).

2. O QUE FAZ?

Dedica-se grande parte à escrita e pesquisa, suas pesquisas lidam com questões de Administração Geral e Organizações, com foco na natureza do trabalho gerencial, nas formas de organização e no processo de formação da estratégia. Trabalhoudurante grande parte das últimas duas décadas, em colaboração com colegas do Canadá, Inglaterra, França, Índia, Japão, e agora a China e o Brasil, no desenvolvimento de novas abordagens para a educação e desenvolvimento gerencial. Logo após se formar em Engenharia mecânica, trabalhou com pesquisa operacional para as ferrovias nacionais do Canadá (Canadian National Railways).
Entre suas últimasrealizações encontra-se um programa de Administração global que almeja ser o MBA da próxima geração. O programa de Mestrado de Mintzberg abrange cinco escolas de Administração de várias partes do mundo e é estruturado em torno de cinco posicionamentos: reflexivo, analítico, voltado para o mundo, colaborativo e catalítico. As linhas divisórias tradicionais não são levadas em consideração. Não sãoministrados cursos separados de marketing e finanças, mas ocorre a multidisciplinaridade.


3. OBRAS

As obras de Henry Mintzberg são voltadas a ensinamentos como dicas para elaboração de estratégias, como os gestores podem administrar melhor o tempo e como funciona este processo mental, além de ajudar a refletir sobre como as empresas são desenhadas, a fim de que cada gestor possa se adaptar aela. Foi diante de tantas ideias e teorias que Henry Mintzberg lançou diversos livros, com títulos em inglês e português, ao todo, já publicou cerca de 160 artigos e 16 livros. Entre eles, podemos citar:
The Structuring of Organizations. (Prentice-Hall, 1979);
The Nature of Managerial Work. (Harper and Row, 1980);
Structures in Fives - Designing Effective Organizations. (Prentice-Hall, 1983);Power in and Around Organizations. (Prentice-Hall, 1983);
Mintzberg on Management. (Collier Macmillan 1989);
The Strategy Process. (HBS Press, 1995);
AHLSTRAD, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia. --: (Bookman Companhia, 1999);
Criando organizações eficazes. (São Paulo: Atlas, 2003);
Ascensão e queda do planejamento estratégico. (Bookman Companhia, 2004);
QUINN; GHOSAL. O processo daestratégia (Bookman Companhia, 2006);
MBA? Não, obrigado. (Bookman Companhia, 2006);
Managing: Desvendando o dia a dia da gestão. (Editora Bookman, 2010);
Safári de estratégia - 2.ed.: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand & Joseph Lampel. (Editora Bookman, 2010).
O destaque de suas obras vai para o livro "Ascensão e queda do planeamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henry mintzberg
  • Henry mintzberg
  • Henry mintzberg
  • Henry Mintzberg
  • Henry mintzberg
  • Henry Mintzberg
  • Henry mintzberg
  • Henry mintzberg

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!