hebraico

Páginas: 3 (572 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
Manuscritos do Mar Morto

Os Rolos do mar morto

Os Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas de Qumran, no Mar Morto, no fimda década de 1940 e durante a década de 1950. Foram compilados por uma doutrina de judeus conhecida como Essênios, que viveram em Qumran do século II a.C. até aproximadamente 70. Porções de todaa Bíblia Hebraica foram encontradas, exceto do Livro de Ester e do Livro de Neemias.1 Os manuscritos incluem tambémLivros apócrifos e livros de regras da própria seita.1 Os Manuscritos do Mar Morto são delonge a versão mais antiga do texto bíblico, datando de mil anos antes do que o texto original da Bíblia Hebraica, usado pelos judeus atualmente.1Atualmente, estão guardados no Santuário doLivro do Museu de Israel, emJerusalém.

Os manuscritos do Mar Morto foram casualmente descobertos por um grupo de pastores decabras, que em busca de um de seus animais localizou, em 1947, a primeira das cavernascom jarros cerâmicos contendo os rolos de papíro. Inicialmente os pastores tentaram sem sucesso vender o material em Belém. Mais tarde, foram finalmente vendidos para Athanasius Samuel, bispo domosteiro ortodoxo sírio São Marcos em Jerusalém e para Eleazar Sukenik, daUniversidade Hebraica, em dois lotes distintos.
A autenticidade dos documentos foi atestada em 1948. Em 1954, governo israelense,que já havia comprado o lote de Sukenik, comprou através de um representante, os documentos em posse do bispo, por 250 mil dólares.
Outra parte dos manuscritos, encontrada nas últimas dez cavernas,estavam no Museu Arqueológico da Palestina, em posse do governo da Jordânia, que então controlava o território de Qumram. O governo jordaniano autorizou apenas oito pesquisadores a trabalharem nosmanuscritos. Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias, Israel apropriou-se do acervo do museu, porém, mesmo com a entrada de pesquisadores judeus, o avanço nas pesquisas não foi significativo. Apenas em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hebraico
  • Hebraico
  • Hebraico
  • Hebraico
  • Hebraico
  • hebraico
  • hebraico
  • Hebraico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!