Guerra no Vietnam

Páginas: 3 (516 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
 Guerra no Vietnam
Armas Quimicas usadas
Apesar de proscritas pelas Convenções de Genebra11 , armas químicas foram fartamente usadas pelos EUA, durante a Guerrado Vietnã. A mais conhecida delas foi o Napalm, uma mistura de gasolina com uma resina espessa da palmeira que lhe deu o nome e que, em combustão, gera temperaturas a 1.000 °C. Se adere à pele,queima músculos e funde os ossos, além de libertar monóxido de carbono, fazendo vítimas por asfixia.
Além do Napalm, o exército norte-americano despejou sobre o Vietnã, desde 1961 (com a aprovação dopresidente John Kennedy) até 1971, cerca de 80 milhões de litros de herbicidas. Entre eles, o mais utilizado, devido à sua terrível eficácia, foi o Agente laranja, que é uma combinação de dois herbicidas:o 2,4-D e o 2,4,5-T, sendo que a síntese deste último gera um subproduto cancerígeno, a Dioxina tetraclorodibenzodioxina, considerada uma das substâncias mais perigosas do mundo12 .
FA O impactoecológico do uso dessas armas químicas foi catastrófico para a cobertura vegetal e para a população que habitava a região.13 14 15 16
Mais de 40 anos depois da guerra, a dioxina produzida pelo AgenteLaranja continuava biologicamente ativa. E, atualmente, as concentrações encontradas em várias regiões do Vietnã superam em 400 vezes o limiar de toxicidade, conforme evidenciado pela Canada HatfieldConsultants.
A dioxina foi culpada pela alta incidência de doenças de pele, malformações genéticas, câncer, incapacidades mentais e outros problemas que afetam a população vietnamita (e ex-militaresdos EUA). Milhares de crianças nasceram com problemas de pais que não foram expostos ao herbicida durante a guerra, mas que comeram alimentos contaminados por ele. Como de praxe, a maioria das vítimaspertence às famílias mais pobres17 .
Em 2005, a Associação Vietnamita do Agente Laranja moveu uma ação judicial contra as companhias químicas norte-americanas produtoras do Agente Laranja. Mas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vietnam: a guerra e a mídia
  • Vietnam: a guerra e a mídia
  • Resenha do Texto No More Vietnams
  • As guerras das guerras
  • Guerra
  • guerra
  • Guerras
  • guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!