Resumo das Escolas Literarias

Páginas: 3 (571 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Trovadorismo: Escola literária existente na época da Idade Média, baseava-se em cantigas preparadas para divertir o povo e a nobreza. Teve forte influência da Igreja Católica, já que era ela quemcontrolava as expressões artísticas e culturais da época.

Humanismo: Foi um movimento cultural que, além do estudo e da imitação dos autores greco-latinos, fez do homem objeto de conhecimento,reivindicando para ele uma posição de importância no contexto do universo, sem, contudo, negar o valor supremo de Deus.

Classicismo: Foi o movimento literário que resgatou os valores e as culturasgreco-latinos de forma mais intensa, exalta sua nação ao invés da mitologia antiga como faziam os clássicos, o poeta Camões, através da obra Lusíadas relatou a História de Portugal contando histórias dosbravos guerreiros.

Barroco: Foi um movimento literário da Contrarreforma, ou seja, da transformação da Igreja Católica, em detrimento da Protestante. Os autores barrocos expressam o conflito internoque as pessoas viviam na época, os principais foram: Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

Arcadismo: Foi um movimento resultado de uma reação antibarroca, surgindo nos finais do SéculoXVIII. Retomou algumas características literárias do Classicismo, como o equilíbrio e a racionalidade, ficando também conhecida como Neoclassicismo.

Romantismo: Foi o movimento da expressão burguesanas artes, nas ciências e na cultura. Defendendo a liberdade de expressão, inspirado na frase célebre da Revolução francesa "Liberdade, igualdade e fraternidade".

Realismo: É uma reação contra oromantismo: o romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houver na nossa sociedade".Eça de Queiroz.

Naturalismo: Pode ser considerado como um realismo mais radical, pois também utilizava a literatura para descrever a realidade, porém com a diferença de se munir de teorias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo das Escolas Literarias
  • Resumo Escolas Literárias
  • Resumo as escolas literárias
  • Resumo Escolas Literarias
  • resumo das escolas literárias
  • Resumo de escolas literárias Brasileiras
  • As escolas literárias
  • Escolas Literárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!