hjnh

2895 palavras 12 páginas
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
História
Ano Letivo 2012/2013

Descolonização na Ásia e na Africa

Miguel Cambraia nº9 9ºC

Índice

Introdução Pág.2

Desenvolvimento Pág. 3-12

Bibliografia Pág. 13

Conclusão Pág. 14

Introdução

O trabalho sobre o que vou tratar é a Descolonização na Ásia e na Africa.
África e Ásia, desde o século XV, tornaram-se alvos de disputa entre as nações europeias.
Com o advento do capitalismo comercial, na Era Moderna, a América tornou-se a área onde a exploração colonial foi mais intensa. Mas nem por isso os europeus abandonaram as relações comerciais e o domínio político sobre a África e a Ásia.

Desenvolvimento
Fatores da descolonização afro-asiática
Na segunda metade do século XIX, em razão das necessidades de mercado geradas pela segunda Revolução Industrial e em face das independências das colônias americanas, a Europa volta-se novamente à África e à Ásia, impondo o neocolonialismo.
As disputas entre as potências europeias pelos territórios afro-asiáticos desencadearam a Primeira Guerra Mundial. A Europa saiu enfraquecida da guerra, perdendo sua hegemonia para os Estados Unidos.
A crise da pós-Primeira Guerra na Europa foi acentuada ainda mais pela crise de 1929, que repercutiu nas áreas coloniais com o agravamento das condições de vida dos colonos, que iniciaram greves e revoltas contra as metrópoles europeias. Esses movimentos coloniais foram contidos à força, mas acabaram resultando no nascimento de um forte sentimento nacionalista que se traduzia no desejo de independência.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa declinou completamente, sendo dividida em áreas de influência entre EUA e URSS. O enfraquecimento da Europa significou o fortalecimento do nacionalismo e o crescimento do desejo de independência. Desejo esse que passou a se apoiar na Carta da ONU, que reconhecia o direito à

Relacionados

  • doc. de riscos
    7456 palavras | 30 páginas
  • 18684881929
    31163 palavras | 125 páginas
  • 10 passos segurança do paciente
    109639 palavras | 439 páginas
  • Trabalhos
    310141 palavras | 1241 páginas