Gloss Rio Biosseguran A 1

347 palavras 2 páginas
Glossário:

Agente microbicida: agente físico ou químico capaz de provocar a morte ou inativação de um agente infeccioso.
Agente microbiostático: agente físico ou químico que inibe o crescimento de um agente infeccioso (principalmente bactérias).
Agentes Infecciosos: agentes biológicos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos) capazes de invadir e colonizar o organismo de um hospedeiro, provocando infecção.
Biossegurança: é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente.
Classe de Risco: grau de risco associado ao agente biológico manipulado
Doença Infecciosa: situação onde o processo infeccioso gera alterações perceptíveis no organismo, com sinais clínicos e sintomas.
Hospedeiro: indivíduo que abriga o agente infeccioso; que sofre a infecção.
Infecção: processo de colonização do organismo por agentes infecciosos.
Infectividade: capacidade do agente infeccioso de invadir o organismo do hospedeiro.
Material Biológico: todo material que contenha informação genética e seja capaz de auto-reprodução ou de ser reproduzido em um sistema biológico. Inclui os organismos cultiváveis e microorganismos (entre eles bactérias, fungos filamentosos, leveduras e protozoários), as células humanas, animais e vegetais, as partes replicáveis destes organismos e células (bibliotecas genômicas, plasmídeos, vírus e fragmentos de DNA clonado), príons e os organismos ainda não cultivados.
Medidas profiláticas: medidas adotadas para a prevenção de uma doença.
Medidas terapêuticas: medidas adotadas para o tratamento de uma doença.
Modo de transmissão: maneira como o agente infeccioso pode ser transmitido de um indivíduo infectado para um indivíduo susceptível. O conhecimento do modo de transmissão do agente biológico manipulado é de fundamental importância para a aplicação de medidas que visem conter a disseminação

Relacionados